Transição de carreira: em tempos de pandemia, é possível mudar de direção?

Diante de um período repleto de incertezas, de abre e fecha de portas, surgiu o desejo e também a necessidade de muitos trabalhadores se reinventarem e pensarem em uma possível transição de carreira. Mudar de direção profissional depois de anos atuando em uma determinada posição ou área nunca foi tarefa fácil, e durante a pandemia, se tornou algo ainda mais desafiador.

 

Mas afinal, vale a pena encarar algo tão grandioso em um momento como este? Com certeza, e nós vamos te contar o porquê da afirmação.

 

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD),  revelaram que a taxa média anual de desemprego no Brasil em 2020 superou a média histórica de 2012, atingindo cerca de 13,4 milhões de brasileiros. Esse cenário nada mais é do que um reflexo da Covid-19, que levou milhares de empresas à falência e ao crescimento de alguns setores em relação a outros.

 

Embora seja difícil, neste momento, enxergar um lado positivo na pandemia, há diversas possibilidades de evolução pela frente, principalmente no que diz respeito a áreas como saúde, tecnologia, finanças, recursos humanos e comunicação.

 

Se em algum momento passou por sua cabeça a ideia de investir em uma transição de carreira, com o intuito de acompanhar aquilo é que previsto como tendência para a pós-vacina, então você precisa saber um pouco mais sobre as profissões que seguirão em alta, a fim de entender suas possibilidades e garantir um futuro mais promissor.

 

Transição de carreira segura: profissões que têm tudo para crescer cada vez mais

 

  • Opção 1 – Programador

 

Capacidade para gerenciar projetos, flexibilidade, criatividade, proatividade, boa comunicação, visão estratégica e paixão por mudanças constantes. Se você se identifica com pelo menos cinco dessas skills, você tem tudo para arrasar no mercado de tecnologia, e a atuação como programador é apenas uma opção dentre milhares de profissões dessa área.

 

Especialista de segurança da informação, analista de Business Intelligence (BI), especialista em nuvem, analista de sistemas, analista e cientista de dados, especialista em Big Data, especialista em Internet das Coisas são algumas posições que valem a pena você conhecer um pouco mais a fundo.

 

  • Opção 2 – UX designer

 

Com o crescimento desenfreado da internet e dos serviços virtuais, o setor de comunicação ganhou ainda mais visibilidade e importância.

 

Se você é um adepto da proatividade aliada à criatividade e um profissional antenado, com inteligência emocional, resiliente, flexível e amante da resolução de problemas dos consumidores modernos, o mercado de comunicação pode ser uma boa alternativa para você.

 

E sabe quais são suas opções de atuação? Muitas! Jornalista, UX writer, analista de marketing, analista de conteúdo, diretor de arte, designer de aprendizado e muitas outras.

 

  • Opção 3 – Analista de recursos humanos

 

O mercado de recursos humanos vem crescendo muito nos últimos meses por conta do “novo normal”. A grande maioria das empresas mudou completamente sua forma de atuação e relação com seus funcionários, o que acabou intensificando a importâncias dos profissionais que atuam como ponte entre os interesses dos colaboradores e das organizações.

 

Como manter um time engajado? Como cuidar da saúde dos trabalhadores que dividem suas vidas pessoais com o home office? Quais treinamentos oferecer? Como liderar à distância? Como é possível manter uma produtividade saudável? A grande missão dos profissionais de RH está justamente na construção de ações que respondam a essas perguntas, por isso essa área segue em crescimento, e tem tudo para continuar assim.

 

  • Opção 4 – Enfermeiro

 

A pandemia, sem sombra de dúvidas, provou o que nós já sabíamos: os profissionais que atuam na área da saúde serão sempre importantes e muito procurados e cobiçados pelo mercado. Se você gosta de atuar com pessoas e para pessoas, esse universo da medicina tem muitas possibilidades para te oferecer. Ou seja, vale a pena investigar um pouco mais sobre enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física, biomedicina, medicina, radiologia etc. Quem sabe você não se identifica com uma dessas profissões.

 

Transição de carreira dá medo

 

Você já ouviu o ditado “Se der medo, vai com medo mesmo”? Para transição de carreira funciona assim também. Toda mudança de direção é assustadora, mas costuma trazer resultados bem positivos para quem se arrisca.

 

As dicas agora são apenas três:

 

– Se conheça;

– Desenvolva competências e habilidades;

– Planeje como tudo vai acontecer.

 

E se precisar daquele famoso “empurrão”, existem hoje no mercado diversos treinamentos que podem auxiliar nesse processo de autoconhecimento e construção de propósito. Seja sua melhor versão é um curso desenvolvido e ofertado pela Master Self Leadership especialmente para quem tem a transição de carreira como um plano.

 

Nesse treinamento, baseado em um roteiro dinâmico, que equilibra a realização da teoria com a prática de exercícios, os profissionais terão a chance de alinhar valores, talentos, vontades e emoções, possibilitando desenvolver um planejamento assertivo, que resultará em maior segurança, menos ansiedade e mais saúde emocional, relacionamentos produtivos e gestão de vida.

 

Todos os treinamentos ofertados pela Master Self Leadership possuem certificação. Conheça agora!