5 filmes, 4 livros e 3 consultorias para impulsionar a carreira e se tornar um profissional empregável

Que o mercado está cada vez mais competitivo e que impulsionar a carreira tem sido algo cada vez mais desafiador, não é novidade para ninguém. Mas, o que nem todos sabem é que pensar “fora da caixa” pode te tornar um profissional EMPREGÁVEL.

Alguma vez você já ouviu falar sobre o termo?

Chegou a hora de voltar algumas casas e, antes de entender melhor essa definição, compreender como funciona a cabeça da maioria dos profissionais disponíveis.

Se você perguntar a qualquer pessoa o que significa estar empregado, a maioria delas irá responder que nada mais é do que ter um lugar que te recebe, de forma on-line ou presencial, para executar atividades de acordo com sua experiência e também formação, para ao final do mês, pagá-lo por isso.

Mas será que é só isso? Estar empregado também não deveria ser uma forma de estar em constante evolução, para participar de algo maior para o mundo e para você mesmo?

É, realmente poucas pessoas citam, ou até mesmo pensam, coisas que possam estar relacionadas à formação continuada, à especialização, ao acompanhamento de mercado etc.

Quando empregados, os profissionais tendem a pensar somente naquela redoma onde vivem. No máximo, melhorando os conhecimentos relacionados ao ramo de atuação da empresa para a qual trabalham.

Porém, é preciso ir além, justamente para se tornar um profissional empregável.

Ok! E o que é isso, afinal?

O colaborador empregável é aquele que está atento às necessidades da empresa e ao que acontece no mundo.

É aquele indivíduo que desenvolve habilidades e competências não só para a organização onde atua, mas também para o que o mercado busca e anseia.

Como se tornar um profissional empregável, para impulsionar a carreira?

Muitas são as formas de impulsionar a carreira e ampliar os conhecimentos. Abaixo, separamos 5 filmes, 4 livros e 3 consultorias que poderão auxiliá-lo nesse processo.

Vamos começar pelos livros, porque estes, além de proporcionarem uma diminuição nos níveis de estresse em até 68% quando lidos diariamente, trazem conteúdos enriquecidos e detalhados para ajudar no desempenho no trabalho e fora dele.

Clique aqui para ler um conteúdo completo sobre os benefícios do hábito de ler.

  1. Plano B (Sheryl Sandberg e Adam Grant)

Esse livro reforça a importância da resiliência em nossas vidas, e também, de conhecer e desenvolver os “3 Ps”: personalização, permeabilidade e permanência.

  1. Dare To Lead (Brené Brown)

Brené enfatiza nesse livro os benefícios de uma equipe construída com base no perfil de seus colaboradores e, por consequência, em seus medos, suas incertezas e suas habilidades comportamentais.

Além disso, comenta em detalhes a liderança baseada na coragem. Coragem de arriscar, mesmo não tendo todas as respostas.

  1. Mindset – A nova psicologia do sucesso (Carol Dweck)

Carol revela nesse livro que nossas atitudes mentais (mindset), ou seja, a forma como nós encaramos os acontecimentos da vida, são fundamentais para o desenvolvimento do sucesso.

Nesse livro, ela traz à tona o entendimento do poder de controlarmos a nossa mente, além de formas de alcançarmos o sucesso sem deixarmos de lado nossos objetivos de vida.

  1. 21 lições para o século 21 (Yuval Noah Harari)

Nesse livro, o autor aborda temas atuais por meio de questionamentos e reflexões sobre as constantes mudanças e desafios futuros.

Agora, vamos aos filmes…

Eles foram selecionados por nós por trazerem reflexões importantes sobre o mercado de trabalho e algumas lições de como desenvolver novas habilidades e competências.

  1. Um Senhor Estagiário (2015)

Esse filme conta a história de um senhor de 60 anos, viúvo, que retorna ao mercado de trabalho. A grande proposta dele é mostrar que não há idade para entrar em uma nova carreira.

  1. À Procura da Felicidade (2006)

Esse filme é estrelado por Will Smith e baseado em fatos reais. Retrata perfeitamente a importância de mantermos a resiliência mesmo em situações que parecem totalmente desfavoráveis. Reflete a garra e a força que Chris Gardner – protagonista – tem ao encarar novos desafios.

  1. Jiro Dreams of Sushi (2011)

FOCO é a palavra que resume esse filme. Jiro Ono, personagem principal, demostra saber o que quer. Com muita dedicação, atenção aos detalhes e foco na carreira, Jiro Ono abre seu restaurante, que se torna um grande sucesso.

  1. O Jogo da Imitação (2015)

O filme acontece durante a Segunda Guerra Mundial e retrata os desafios enfrentados por Turing, um rapaz que precisa construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação de enigmas.

Durante esse trabalho, Turing precisou aprender a trabalhar em equipe para que o projeto fosse entregue em 18 horas.

  1. O Discurso do Rei (2010)

George irá assumir a coroa em breve, porém é gago desde os 4 anos. Devido a isso, demonstra muito medo de não conseguir realizar seu discurso de posse.

Durante o filme, é retratado o poder da autoconfiança, quando o personagem principal começa a realizar um tratamento terapêutico para curar/amenizar sua gagueira por meio de um método não convencional.

Por fim, para ajudar você a impulsionar a carreira, separamos 3 consultorias oferecidas por nós, na Master Self Leadership.

  1. Gerenciamento e Planejamento Estratégico

Uma consultoria voltada para a análise de pontos altos e baixos da empresa, seja no ambiente interno e/ou externo, observando oportunidades e ameaças e o gerenciamento de recursos para colocar em prática as metas.

  1. Ferramentas de Gestão (tempo, mudanças, conflitos e comunicação)

Consultoria focada na apresentação de técnicas para melhorar a comunicação e solucionar conflitos em equipe, para resultar em otimização do tempo e em mais produtividade.

  1. Administração de Pessoal

A consultoria ideal para o profissional que deseja entender o valor do capital humano, a fim de prepará-lo da melhor forma possível para a missão de, por meio da sua expertise, elevar o patamar de uma empresa.

Este conteúdo foi útil para você?

Esperamos que sim! Aproveite para conferir as demais consultorias que a Master Self Leadership pode oferecer para você ou para a sua empresa.

Impulsionar a carreira e se tornar um profissional empregável é mais fácil com nossa ajuda: masterselfleadership.com.br