Como gerenciar equipes e atrair talentos levando em conta a diversidade

“Contrata-se promotoras de eventos (…) Exigências da vaga: maiores de 18 anos, cabelo longo e liso, bonita, magra, nariz fino, alta e de preferência com olhos claros.”

Por mais absurdo que isso possa parecer, esse anúncio é real e causou muita polêmica em 2016 ao ser divulgado nas redes sociais. E mais absurdo ainda é o fato de exigências desse tipo não serem incomuns, mesmo nos dias de hoje.

A cultura brasileira é uma das mais (ou talvez a maior!) diversificadas do mundo. Além de toda a origem nativa, a população do nosso país foi formada a partir de distintas fontes migratórias, tais como portugueses, africanos, europeus e imigrantes da Ásia e do Oriente Médio.

O desenvolvimento do esclarecimento das pessoas aumentou a liberdade de expressão e as novas gerações estão cada vez mais à vontade ao se posicionar frente a estilos alternativos e orientações sexuais, ou seja, frente à diversidade.

Ser diferente é normal! E isso é incrível!

Bom, mas se viemos de uma cultura tão heterogênea, por que ainda é necessário lutar contra a intolerância?

Essa é a pergunta que não quer calar.

Felizmente, a gestão da diversidade vem nadando contra a corrente e tem tudo para mudar a realidade dentro das empresas, por exemplo; desde os processos de recrutamento e seleção, até as questões políticas e culturais na rotina corporativa, minimizando o preconceito e a discriminação no ambiente de trabalho.

Fazer uso da gestão da diversidade no ambiente de trabalho é ter uma ferramenta fundamental na governança de empresas que buscam na diversidade de colaboradores a sua vantagem competitiva ao captar profissionais de diferentes formações e experiências independentemente de suas diferenças culturais, da localização geográfica, opinião política, religião ou quaisquer outras divergências.

A diversidade no ambiente de trabalho serve apenas para entrar na moda da inclusão e melhorar a reputação das empresas?

Claro que não, estimado leitor.

Embora a reputação da empresa seja um objetivo bastante relevante, a diversidade no local de trabalho traz outros benefícios imediatos relacionados diretamente à receita financeira da organização.

Empresas com locais de trabalho mais diversificados superam seus concorrentes e obtêm maiores lucros!

Assim, a diversidade no ambiente de trabalho não é apenas uma moda politicamente correta: é uma vantagem competitiva séria. Quanto mais gente diferente estiver trabalhando junto, mais pessoas veem a mesma situação com pontos de vista diferentes, e mais soluções criativas e inovadoras surgem para os problemas mais complexos.

E na prática? Por que é interessante investir na diversidade dentro das organizações?

Bom, então vamos aos dados para responder a essa questão:

  • Conforme um estudo da Organização McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
  • Empresas com diversidade de gênero possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;
  • Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam em aproximadamente 0,8%;
  • Segundo a Harvard Business Review, nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a ir além das suas responsabilidades;
  • A existência de conflitos entre os colaboradores chega a ser até 50% menor do que nas outras organizações – e isso significa que quando trabalhamos em um ambiente que aceita as diferenças também nos sentimos mais à vontade para aprender e arriscar.

Algumas pessoas são mais determinadas, outras são mais ousadas e disruptivas, outras são mais introspetivas e focadas, já outras possuem know-how e, no fim das contas, cada uma tem o seu espaço e o seu valor agregado!

Portanto, a diversidade nas organizações é benéfica nos dois sentidos! Ela implica em um ambiente favorável e saudável para os colaboradores e, para a empresa propriamente dita, acredita-se em um potencial de crescimento muito interessante.

Conclusão

Quando uma empresa abre suas portas para as diferenças, ela também recebe inovação, criatividade, engajamento e maior dedicação de seus colaboradores. A imagem corporativa é valorizada, a produtividade aumenta e a rotatividade diminui.

As melhorias que ocorrem quando há o encontro de pessoas com experiências de vida e perspectivas diferentes, com o tempo, vão se tonando uma característica intrínseca da organização e, no fim das contas, é exatamente isso que se espera: que a diversidade passe de uma inclusão das diferenças para um mundo onde as diferenças não são diferentes.

Legal, não?

Agora que você conhece as vantagens de aplicar a diversidade na sua empresa, venha conhecer um pouco mais sobre as consultorias da Master Self Leadership. Aqui temos profissionais atualizados e que estão prontos para entender melhor as suas necessidades.

Você, como líder do seu negócio, vai aprimorar seus conhecimentos em gestão para entender melhor sobre a pluralidade de talentos e como aumentar os índices de retenção em sua empresa!

O desenvolvimento do capital humano nas empresas se traduz no entendimento de que os colaboradores são seu principal ativo. Não esquecendo que a satisfação e o sucesso caminham junto com o conhecimento e as habilidades adquiridas.

Visite a nossa aba de consultorias no site https://masterselfleadership.com.br e saiba mais sobre temas que envolvam o desenvolvimento e a gestão de pessoas.