Afinal, quais são as diferenças entre chefe e líder?

Já vamos começar indo direto ao ponto…

Importantes estudiosos, como Maxwell (2008) e Hunter (2006), diferenciam chefe e líder de forma bem clara.

Ambos são profissionais que possuem a mesma posição, assumindo papeis de grande responsabilidade e destaque, porém com atitudes de engajamento e desenvolvimento de times completamente distintas.

Ah, e sabe o que mais eles dizem sobre esses profissionais?

Que esses dois perfis ainda estão bem presentes dentro das empresas. Embora a representatividade de um líder organizacional seja muito mais vantajosa para os negócios.

Ou seja, no mundo corporativo, o desafio de abrir a mente daqueles que ainda não compreendem o poder e a importância de liderar ao invés de chefiar ainda é considerado alarmante e um tanto assustador.

A missão para os próximos anos é, sem dúvida, torna esta frase de Adair (2000, p. 17) um grande mantra:

“Um chefe pode lhe dizer o que fazer, porém, é o líder que vai lhe explicar o porquê de fazer!”

Agora, vamos falar a respeito das diferenças conceituais entre chefe e líder?

Não existe forma melhor para ilustrar essas distinções do que esta:

Ser chefe é:

  • Impor ordens às pessoas. Sua visão está focada em enxergar os colaboradores somente como subordinados. Estes, devem seguir as ordens sem questionar;
  • Reconhecimento profissional não existirá em um ambiente onde há chefes. As tarefas pelas quais cada funcionário é responsável deve ser executada como forma de obrigação, tomando cuidado para que erros não sejam cometidos, pois se acontecerem, serão apontados publicamente;
  • Suas ações provocam um ambiente de medo. Ou seja, a instabilidade emocional tomará conta de ambientes chefiados, o que ocasionará uma grande rotatividade de profissionais.

Ser líder é:

  • Indo na contramão do chefe, o líder motiva a sua equipe ao invés de dar ordens. Caminha junto, inspirando as pessoas a realizar suas atividades compreendendo o porquê e qual é o impacto dela na coletividade;
  • Cada indivíduo é respeitado, tem poder de fala e de, principalmente, dar opiniões quando o objetivo é alavancar resultados da equipe;
  • O líder traz o melhor lado de cada profissional, respeitando as dificuldades e valorizando cada habilidade;
  • Para o líder, sua responsabilidade deve ser compartilhada, seja para cair quando todos caírem ou ajudar a “levantar a taça” nos momentos de sucesso.

E a pergunta que não quer calar: é possível transformar um chefe em líder?

Com certeza!

Hoje em dia, devido à mudança de mentalidade e, também, do entendimento sobre como a forma de atuar das empresas evoluiu, surgiram no mercado de trabalho mil e uma alternativas para ajudar as organizações a desenvolver habilidades comportamentais em seus funcionários.

Na Master Self Leadership, por exemplo, existe uma série de consultorias voltadas ao desenvolvimento de grandes líderes.

Conheça algumas delas!

Consultoria em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento

A formação ideal para quem busca extrair o melhor de seus colaboradores por meio de uma boa conversa e da troca de experiências e aprendizados.

Em uma consultoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento os gestores têm a oportunidade de aprender como promover o desenvolvimento de seus liderados, trazendo-os para perto e mantendo-os engajados.

Consultoria em Ferramentas de Gestão (Tempo | Mudança | Conflitos | Comunicação)

Sabe-se que a gestão de pessoas é uma das tarefas mais complicadas para ser realizada dentro de uma empresa, mas com a participação ativa em uma consultoria sobre Ferramentas de Gestão, por exemplo, os gestores poderão entender que existem várias formas de se lidar com os problemas e os desafios empresariais.

Em uma formação como essa, os líderes poderão compreender, de fato, o papel que eles assumem quando o assunto é motivar a forma de agir de seus colaboradores, determinando, a partir de ações, qual será o clima que permanecerá no ambiente corporativo.

Consultoria em Gerenciamento e Planejamento Estratégico

Um gestor que sabe aonde deseja chegar transmite confiança a seus liderados, uma vez que tem a capacidade de alocá-los nas melhores posições, de acordo com seus respectivos perfis e expertises.

Diante dessa afirmação, é indiscutível a importância da participação em uma consultoria de Gerenciamento em Planejamento por parte dos gestores de área, justamente para que eles possam delinear “porque, onde e como” agir frente aos desafios rotineiros de suas entregas.

Gostou dessas dicas de consultoria? Acha que elas fazem sentido para sua empresa e para você? Não perca mais tempo e entre em contato conosco. Temos muito mais a oferecer!

Acesse: masterselfleadership.com.br

Estamos também nas redes sociais: procure por @masterselfleadership no Instagram e acompanhe nossas novidades.