Team building: você sabe o que é?

“Só pode ser mais um termo que está na moda!”.

Você deve estar pensando isso, caro leitor, mas não é só isso, e inclusive não se trata apenas de uma terminologia nova. O conceito de team building é antigo e surgiu ainda na década de vinte; e toma por base os resultados das experiências comportamentais de Hawthorne, bairro onde se localizava uma unidade da Western Electric Company, em Chicago.

Para o experimento, a direção da fábrica contratou uma equipe de Harvard para conduzir testes relacionados à produtividade e condições físicas de trabalho, testes relacionados com fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, influência e gerenciamento da liderança e ao efeito das condições do ambiente de trabalho sobre a produtividade do pessoal.

É claro que dessa época para hoje o conceito evoluiu e se modernizou. E não poderia ser diferente já que se passou praticamente um século, desde então.

O que team building significa, afinal?

Se formos traduzir à risca, significa “construção de equipes” e está relacionada com a consolidação das mesmas. Se trata de um compilado de atividades destinadas a fortalecer os laços entre os integrantes de um grupo, com o objetivo de transformá-lo em um time coeso e assertivo, que trabalha de forma colaborativa, tem objetivos comuns e compartilha informações.

O resultado esperado é o aumento do engajamento, da criatividade e da motivação das equipes, focando no grande objetivo final, que é o aumento da produtividade.

E que atividades e técnicas seriam essas, então?

São atividades descontraídas com características lúdicas e desafiadoras em um espaço fora do ambiente corporativo, e serve para estreitar os laços interpessoais, a sintonia, a superação de desafios, o entrosamento e a cumplicidade entre os envolvidos, indo além de uma simples ação motivacional.

As atividades podem ser simples happy hours, uma ida ao cinema, um almoço, ou uma partida de futebol. E num primeiro momento podem parecer sem propósito; mas não se engane, meu caro!

Se for bem planejada, a ação pode possibilitar a identificação de forças e fraquezas, tanto de indivíduos quanto dos times.

E como implementar o team bulding?

Se você chegou até aqui, deve ser porque ficou interessado em como colocar isso em prática! Pensando como um líder, aqui vão algumas dicas:

  • Experimente atividades novas e fora do ambiente de rotina;
  • Valorize a comunicação, o respeito e a cooperação mútua;
  • Desenvolva atividades dinâmicas em grupo;
  • Abandone a postura de chefe e traga à tona a de líder;
  • Dê abertura para a equipe criar e participar das tomadas de decisão;
  • Mantenha sempre a energia positiva no escritório.

Exercícios clássicos de treinamento team building

Apesar da complexidade na interpretação dos resultados e dos ganhos que essa dinâmica traz, ela envolve atividades bem simples e que às vezes nem se parecem com um treinamento!

A motivação dos funcionários pode ser atingida a partir do lazer, envolvendo atividades divertidas que proporcionem momentos prazerosos.

Várias são as dinâmicas que podem ser organizadas. Dentre elas, podemos destacar as mais comuns e que também costumam ter maior sucesso no team building:

  • Espiadinha:

    essa atividade propõe que os colaboradores se juntem em grupos para construir uma réplica de uma escultura a partir de blocos de brinquedo. Parece fácil, mas o desafio é que cada membro do grupo só poderá olhar uma imagem da escultura por 10 segundos. Ele deverá memorizá-la antes de voltar ao time e depois terá apenas 20 segundos para descrevê-la para seus colegas a montar.

Esse exercício estimula a comunicação, uma vez que eles precisam conversar de forma eficiente para completar o desafio.

  • Quebra-cabeça:

    quem não gosta de um quebra-cabeça?! Aqui, os participantes são divididos em equipes, e cada uma tem que completar seu quebra-cabeça no menor tempo possível.

Além dessa atividade proporcionar uma melhor comunicação, o grande diferencial dela é que as equipes terão que perceber que não conseguirão completar seu quebra-cabeça somente com as peças que receberam. A única forma de completar esse desafio será juntando as peças com as das demais equipes.

Essa dinâmica mostra que uma equipe é formada por vários membros e que o trabalho colaborativo pode trazer grandes conquistas.

  • Torre de papel:

    nessa dinâmica a questão é: como podemos montar uma torre de papel?

Esse é o grande desafio dessa atividade! Seu objetivo é ressaltar a importância do planejamento de tempo e de ações. Aqui, cada membro do grupo recebe apenas uma folha de papel, e deve construir a maior torre possível sem a ajuda de nenhum outro material, em apenas 5 minutos.

Ao final, os participantes podem discutir como planejaram a construção da estrutura, como gerenciaram o tempo que tinham e o que poderiam ter feito de diferente.

  • Match do time:

    essa atividade ajuda os colaboradores a se conhecer, principalmente quando a equipe tem novos integrantes. A ideia é que cada um escreva três coisas que mais gosta, separadas por categorias, como: música; comida; filmes e séries; dentre tantos outros. Aí, o céu é o limite!

Depois, cada um deve ler o que escreveu e, enquanto isso, os demais vão marcando “pontos” quando se identificarem com algo que foi falado.  Ao final, todos terão pontos e poderão descobrir com quais pessoas têm mais afinidade.

  • Linha do tempo:

    essa dinâmica é exatamente o que o nome propõe: traçar uma linha do tempo e apresentá-la para os colegas. A ideia aqui é que cada integrante compartilhe os principais acontecimentos pessoais e profissionais ocorridos desde o seu nascimento.

Isso mostrará a todos como as pessoas têm uma história e uma jornada que percorreram até chegar onde estão hoje. Barreiras acabam sendo quebradas e as pessoas passam a enxergar o ser humano por trás dos colegas de trabalho.

  • Escape room:

    caso haja a oportunidade, esse é um programa bem bacana!

Essa é uma dinâmica de integração de time em que todos estarão presos em uma sala e precisarão trabalhar juntos para sair a tempo. Isso é vital para fortalecer a cooperação, ao passo que mostra como o trabalho de cada um é fundamental para todos alcançarem o sucesso.

A título de conhecimento, para o leitor de Curitiba, aqui vai uma sugestão de escape room que vale a pena conhecer: https://escape60.com.br/

Viu só?

Todas essas atividades são divertidas e podem, no mínimo, gerar bastante risada e momentos de descontração entre os colegas de trabalho!

Quer saber mais sobre o universo do team building, construção e gestão de equipes de alta performance, produtividade e rentabilidade, dentre tantos outros?

Então, visite a nossa aba de treinamentos no site https://masterselfleadership.com.br e invista na melhor versão para a sua empresa!