Especialista ou generalista: qual caminho profissional seguir?

Antes de entrar no mercado de trabalho, você se perguntou, em algum momento, se o melhor era você se tornar um profissional especialista ou generalista?

Independentemente de sua resposta, antes de mais nada, é muito importante entender quais são as características desses profissionais e de que forma ambos são vistos pelo mercado de trabalho.

Conheça agora um pouco mais sobre esses perfis e entenda, de fato, qual é o melhor caminho para você seguir, de acordo com seus planos de trabalho futuros.

Ser especialista ou generalista? Eis a questão…

Embora existam diferenças e até algumas preferências por um ou outro perfil, de modo geral, todas as empresas precisam de profissionais que sejam capazes de compreender algumas atividades de forma global e, também, daqueles que tenham especialidade em um determinado assunto.

Quando nós perguntamos qual é o perfil preferido pelo mercado de trabalho a Ivan Panicio, fundador da Master Self Leadership – empresa especializada em desenvolvimento de pessoas –, ele comentou algo que vale a pena compartilharmos e até mesmo refletirmos:

“Não é possível afirmar que existe uma preferência no mercado pelo profissional especialista ou generalista. Do meu ponto de vista, tenho notado que as empresas têm absorvido ambos os perfis com muita facilidade. Tudo depende de quais são os planos do negócio e de onde as organizações pretendem chegar.

Porém, não há como negar que os profissionais que possuem um perfil com foco em solidez, consistência e profundidade na área na qual atuam e que sabem se comunicar, negociar e agir com inteligência emocional, mantendo uma visão do mercado ampla, se recolocam mais facilmente. Profissionais que são uma boa mescla dos dois perfis têm tudo para chamar mais atenção dos recrutadores, justamente pelo equilíbrio que transparecem.”

Falando sobre as características desses perfis profissionais

Para que você compreenda melhor como é ser um profissional especialista ou generalista, separamos algumas características que os representam.

Vamos conhecer?

Generalista

Segundo o dicionário de Oxford, a definição de generalista é “um indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.”

Normalmente, esse perfil é aquele famoso “pau para toda obra”. Em um mundo onde conhecimento é poder, esses profissionais são os que mais se destacam, sendo os líderes e gestores da maioria das organizações.

Isso acontece, principalmente, porque essa pessoa consegue encontrar soluções ou tomar as melhores decisões por ter uma visão geral de todas as áreas da empresa. Diferente do perfil especialista, que não costuma pensar muito “fora da caixa”.

Por ter um conhecimento variado, quando o colaborador generalista procura uma recolocação no mercado, seu mundo de possibilidades se apresenta de forma vasta e com grande flexibilidade de atuar em diversas carreiras.

Por outro lado, esse profissional costuma enfrentar sérios problemas de segurança no trabalho, já que a troca desse perfil por outro com as mesmas características acaba sendo menos complexa.

Especialista

Esse perfil de profissional costuma ter melhores oportunidades no âmbito da remuneração. Se compararmos o salário de um especialista com o de um generalista, por exemplo, a diferença chega a ser o dobro ou mais.

E sabe o que justifica essa diferença? O tempo e o investimento demandado pelo profissional para que ele se torne um expert em determinado conhecimento.

No geral, em sua área de atuação, um profissional como esse poderá ser tornar referência, visto que, não será tão fácil encontrar outro perfil com a mesma competência de uma maneira tão fácil.

Comparativo simplificado entre os perfis

Ambos os perfis possuem pontos positivos e negativos, e o resultado de uma pesquisa realizada pela PageGroup demonstra alguns desses principais aspectos.

  • Muitos generalistas foram originalmente contratados como especialistas;
  • Habilidades generalistas são mais procuradas na hora de promover funcionários;
  • Empresas estão contratando menos especialistas;
  • Empregados se sentem menos motivados quando suas tarefas são menos especializadas;
  • Alguns cargos de especialistas podem se tornar obsoletos por conta dos avanços da automação.

É importante lembrar, que no momento da escolha de perfil, o que conta são os objetivos profissionais a longo prazo. O ideal mesmo é compreender que para ser um profissional generalista você não precisa ser sempre superficial, assim como o especialista não precisa estar somente focado em um determinado assunto, deixando totalmente de lado os assuntos globais da empresa.

E como nós sabemos que o alinhamento entre os objetivos pessoais e profissionais nem sempre é uma tarefa simples, sugerimos que você dedique parte de sua rotina para participar de treinamentos e consultorias que possam nortear suas escolhas.

Na MasterSelf Leadership, você encontra o que há de mais atual em desenvolvimento profissional para te ajudar, como os treinamentos em Inteligência Emocional e Resoluções de conflitos ou a consultoria em Ferramentas de gestão (tempo, mudanças, conflitos e comunicação).

Ficou interessado? Quer saber mais?

Clique aqui e descubra mais sobre os serviços prestados pela MasterSelf Leadership.