A importância das consultorias empresariais no crescimento sustentável das organizações

Antes de falarmos sobre a importância das consultorias empresarias, você saberia dizer como acontece o crescimento sustentável das organizações?

Se por acaso, em seu inconsciente, você associou esse crescimento somente à promoção de ações de conservação do meio ambiente, como controle e gerenciamento da destinação de resíduos (ou até a produção dos mesmos), controle das taxas de poluição, uso consciente da água e demais iniciativas, saiba que você se equivocou.

Uma empresa que deseja se desenvolver de forma sustentável, para não fechar suas portas, por exemplo, precisa estar atenta a outros pilares que transformarão a qualidade dos seus serviços e, principalmente, dos seus níveis de influência na sociedade.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada no Portal R7, no Brasil, 21% das empresas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida.

E você sabe por que isso costuma acontecer?

Boa parte desse percentual de encerramento de atividades é justificado pela falta de planejamento da empresa para o crescimento sustentável.

Muitos negócios do chamado mundo moderno trabalham focados somente em ultrapassar a concorrência, sem pensar no meio ambiente, mas devido ao crescimento rápido do mercado, acabam sendo superados por outros empreendedores que levam esses itens sempre em consideração.

Gostaria de mudar o foco da sua organização, tornando-a sustentável também?

Conheça abaixo, os 3 pilares que farão sua empresa alcançar essa importante meta

  1. Pilar econômico

Esse pilar envolve, antes de mais nada, a empresa desenvolver um planejamento estratégico seguindo boas práticas de administração financeira.

Para que sua empresa sobreviva por longos anos, você precisa estar preparado para mantê-la de pé. Ou seja, entender os custos que ela demandará não somente para sair do papel, como para enfrentar o mercado com o passar dos anos.

De nada adianta investir em sustentabilidade social e ambiental se o pilar econômico não estiver sólido.

Estar de olho nas necessidades dos seus clientes, procurar oferecer serviços e produtos de qualidade e com bom custo benefício, desenvolver a equipe para que estas saibam atender e, principalmente, compreender o que o cliente procura são algumas das ações que devem ser constantemente desenvolvidas no âmbito organizacional para que o sucesso financeiro seja alcançado.

  1. Pilar social

Nesse pilar, focamos na sociedade, mas não somente na sociedade cliente, mas também naquele público que envolve a sua organização, são eles: funcionários, fornecedores, consumidores, investidores etc.

Sabe-se que todas as ações realizadas pelas empresas de forma geral terão uma consequência, seja ela positiva ou negativa, por isso as organizações devem ter um conhecimento ou um plano de estudo para compreender o impacto que essas atividades irão gerar na sociedade.

Normalmente, nesse quesito, as empresas focam em fomentar estratégias que visam ao benefício próprio, seja financeiramente ou de qualquer outra forma, e beneficiar aqueles que trabalham para ela, promovendo ações sociais que possam transformar a vida da sociedade na qual elas estão inseridas.

  1. Pilar ambiental

Esse pilar traz uma importante questão que é a visibilidade da empresa perante o cliente. Mas o que isso significa? Significa que uma empresa que não é bem vista ou interpretada pelos seus clientes tem poucas chances de se manter em pé.

Considerando que a cada dia as pessoas estão mais engajadas em preservar e desenvolver ações para a proteção do meio ambiente, as organizações precisam estar mais atentas para que não fiquem para trás.

Compreender o impacto que ela gera no meio ambiente é o mínimo!

E na prática, como aplicar de forma efetiva esses pilares?

Em um mercado no qual o crescimento e a transformação das empresas têm acontecido de forma extremamente rápida e competitiva, investir em consultorias empresariais para alcançar o crescimento sustentável tem se mostrado uma vantagem bem significativa.

Dentro de uma organização, as consultorias empresariais poderão ser aplicadas de diversas formas, algumas delas são: ouvindo e compreendendo a opinião do cliente, desenvolvendo estratégias para fidelização dos mesmos, organizando programas e treinamentos para capacitação dos funcionários, oferecendo ferramentas que cuidem e organizem os dados financeiros, oferecendo melhorias e automatização para processos internos e externos ou disponibilizando ferramentas modernas e adequadas para avaliação dos resultados alcançados.

Resumidamente, não basta ter uma boa ideia, iniciativa e capital para abertura, é preciso pensar em diversos outros aspectos, e isso inclui um corpo técnico qualificado que possa contribuir com o crescimento sustentável de uma empresa.

As vantagens das consultorias empresariais são inúmeras, mas estão vinculadas, em sua maioria, a assertividade, ao foco e aos novos olhares para sua organização.

Onde encontrar boas consultorias empresariais?

A Master Self Leadership é uma empresa que está no mercado desde 2016, atuando em projetos de consultoria nos segmentos de gestão empresarial, gestão organizacional e gestão comercial.

Dentre as formações, encontram-se:

Administração de pessoal

Uma consultoria empresarial focada em alinhar as expectativas das empresas aos anseios dos colaboradores.

Cargos e salários

Um treinamento que tem como objetivo criar um cenário de satisfação, atração e retenção de talentos por meio de uma boa política de cargos e salários.

Gerenciamento e planejamento estratégico

Tem como meta analisar pontos altos e baixos na organização ou no mercado, observar oportunidades e ameaças e gerenciar recursos para colocar em prática as metas estabelecidas das empresas.

Gostaria de conhecer outras opções de consultorias empresariais? Clique aqui para conferir tudo o que a Master Self Leadership tem para oferecer.