Os 5 segredos de um profissional influente

Você saberia dizer se seu perfil é de um profissional influente, bom em técnicas de negociação, por exemplo (uma skill muito poderosa, diga-se de passagem)?

Ou melhor… vamos voltar três casas e refletir sobre outro ponto antes. Por que, hoje em dia, é importante ser um profissional influente, independentemente da área de atuação?

Primeiramente, precisamos compreender que o mercado de trabalho, nos últimos anos, encontra-se saturado de profissionais qualificados tecnicamente, com as mais diversas especializações.

Porém, nesse “mar” de currículos que é lançado diariamente em plataformas de RH, está cada vez mais difícil encontrar candidatos que tenham focado em demonstrar quais são, de fato, suas habilidades comportamentais.

Nesse sentido, é válido dizer que, dia após dia, as empresas têm procurado por profissionais que se adequam a sua cultura e que estejam dispostos a se aperfeiçoar para atender às demandas da organização, pensando não só em técnica, mas em postura.

E é aí que nasce a necessidade e a grande importância de os profissionais saberem aconselhar e inspirar, positivamente falando.

Mas afinal, o que seria exatamente um profissional de influência?

Resumidamente, algumas características que se destacam nesse profissional são:

– Comunicação;

– Capacidade de construir bons argumentos;

–  Senso de amizade e colaboração;

–  Sabe como inovar;

– Tem uma personalidade que transmite confiança;

– Constrói argumentos claros e boas conversas;

– Conhece técnicas de negociação.

E sabe o que é mais interessante nesse perfil de colaborador? Quando colocado em um grupo, ele se destaca pela forma estratégica de trabalhar, pois é ele quem mais contribui para o sucesso da organização, seja por iniciativas individuais ou por proporcionar ideias que garantam o crescimento da empresa.

E a pergunta que não quer calar: como ser um profissional influente?

Desde 2016, a Master Self Leadership atua em projetos de consultoria nos segmentos de Gestão Empresarial, Gestão Organizacional e Gestão Comercial a fim de ajudar inúmeros profissionais a aprender como inspirar dentro das empresas.

Abaixo, o Ivan Panicio, fundador e CEO da Master Self Leadership, conta um pouquinho os segredos de um profissional influente para que você possa se desenvolver também nesse sentido e ainda ajudar sua equipe na construção dessa personalidade.

  1. Trabalhe a empatia diariamente

Na pessoa empática, a capacidade de falar é admirável, mas a capacidade de ouvir, de forma genuína, é ainda mais significativa.

Por isso, principalmente no ambiente de trabalho, é importante que você esteja sempre disponível para trocar ideias com seus colegas, sejam essas de cunho pessoal ou profissional.

Construir bons relacionamentos no ambiente corporativo permite que em uma negociação, por exemplo, sejam criadas brilhantes ideias em conjunto. Afinal de contas, como diz o velho ditado: duas cabeças pensam melhor que uma.

  1. Respeite sua equipe

Ser influenciador não significa menosprezar toda e qualquer ideia que venha da sua equipe e fazer prevalecer somente sua vontade. Influenciar significa explorar e respeitar a capacidade de cada um e saber quais ações você deve realizar para ter mais acesso a cada uma delas. Leve em consideração sempre a coerência. Não adianta de nada ter um discurso legal e aplaudido se suas atitudes demonstrarem ao contrário.

Mostre quem você é, pois assim, fica muito mais fácil influenciar aqueles que nos admiram pela pessoa que somos.

  1. Seja assertivo em seus argumentos

Explicar ou conversar sobre assuntos da sua área de conhecimento é sempre mais fácil, não é mesmo? Você consegue ser suscinto na apresentação de suas ideias e sabe certinho como argumentar e se fazer ouvido, sem criar situações de imposição?

Ser assertivo é isso: argumentar sem insistir e mostrar que o que você faz ou diz faz sentido e merece ser ouvido ou seguido.

Quer um exemplo claro de uma situação onde a assertividade é o que mais importa e torna tudo mais promissor para quem a utiliza a seu favor?

Então, imagine a seguinte situação:

Um advogado precisa defender seu cliente. Nesse caso, ele usará argumentos, provas e testemunhas que possam convencer o juiz a acreditar naquilo que foi exposto, para que ele tome sua decisão em prol do acusado.

  1. Invista na proatividade

O profissional que possui proatividade, normalmente, tem comprometimento e iniciativa na resolução de problemas, ou seja, é aquele que chama para si a responsabilidade.

Além disso, ele influencia no pensamento instigando a inovação e criatividade, buscando sempre alternativas para aperfeiçoar projetos.

E é a partir disso, que o profissional influenciador facilita processos de mudança na organização, faz o trabalho fluir de forma colaborativa e melhora o desempenho geral da sua equipe.

  1. Tenha uma visão global dos negócios e foque nos resultados

Além de desafiar a si próprio, o profissional influente desafia a organização a atingir metas e resultados, buscando sempre alcançar os mais altos níveis de excelência e qualidade nos serviços.

Sua principal característica, nesse quesito, está relacionada ao entendimento que esse profissional tem do impacto das suas atividades nos processos das demais áreas da organização, estando sempre disponível para oferecer serviços de acordo com as necessidades das equipes internas e, também, dos provedores externos.

E agora, você está preparado para trabalhar e espalhar o poder da influência?

Na MasterSelf Leadership, são ofertados treinamentos que podem contribuir para que você e sua equipe se destaquem, como: Seja sua melhor versão, Relacionamento Interpessoal, Oratória Corporativa, Gestão de Mudança, Trabalho em Equipe, Produtividade e Rentabilidade e muito mais.

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