Você já ouviu falar sobre liderança lean?

“Liderança lean é definida pela capacidade de capacitar as pessoas. Gira em torno do conceito de ajudar as pessoas a alcançar o crescimento profissional e pessoal, permitindo que se orgulhem de seu trabalho.

Uma das principais características do perfil do gestor lean é fazer perguntas em vez de dar respostas, levando o time a refletir e racionalizar o impacto do trabalho que está sendo realizado e suas possíveis melhorias.”

Estratégias que transformam, 2021

Esse poderia ser um belo resumo do papel do líder lean, mas por que não podemos falar de algo mais? Afinal, esse profissional é a peça fundamental para manter o engajamento de uma equipe e por garantir que sua transformação e seu crescimento aconteçam de forma completa, removendo ambiguidades que impedem a realização de mais planos e projetos, padronizando atividades e promovendo a melhoria contínua.

Gostaria de transformar-se em um líder da gestão lean? Nós separamos abaixo uma lista com os quatro pilares que sustentam essa forma de trabalhar. Descubra agora quais são eles e como desenvolvê-los!

Um líder lean se conhece

Você já deve ter ouvido da boca de seus avós ou pais a seguinte frase: “Para estar bem com alguém, primeiro é preciso aprender a estar bem sozinho”. Não é mesmo?

Ela faz sentido para você? E se te dissermos que ela tem muito a ver com um dos principais pilares da liderança lean?

O autoconhecimento está relacionado a todas as nossas redes de relacionamento, sejam elas pessoais ou profissionais. No âmbito da empresa, um líder lean é aquele que primeiramente reserva um tempo para conhecer os seus valores e descobrir quais são os fatores que o motivam, para depois transformar a cultura de sua empresa e apoiar a sua equipe em seus propósitos e alicerces de jornada.

Se você não se autoconhece a ponto de poder contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento de seu time, aí vão algumas dicas de exercícios para você praticar:

  1. Questione-se sempre;
  2. Explore novas experiências sempre que for possível;
  3. Esteja aberto a opiniões e sugestões;
  4. Trace planos;
  5. Reserve um tempo para aprender coisas novas;
  6. Medite e planeje-se.

Uma liderança lean tem planos e metas bem traçados

Você sabia que as metas e os objetivos da liderança lean estão totalmente atrelados à filosofia lean. Inclusive, você já ouviu falar sobre esse termo?

“Lean manufacturing é uma filosofia de gestão que tem como objetivo eliminar os desperdícios e principalmente aumentar eficiência e qualidade fabril. Conhecido também pelo termo “produção enxuta”, utiliza os conceitos para diminuir os tempos de ciclo e custo de materiais aumentando a competitividade do negócio de maneira significativa.”

Romi, 2020

Em resumo, esse conceito quer dizer que o planejamento de objetivos e metas por parte dos líderes deve buscar, unicamente, o desenvolvimento de quem está cuidado de toda a estratégia e operação de um negócio.

Mas como se planejar com foco nesses pontos?

  1. Definindo demandas que são prioridade dentro de um fluxo de trabalho;
  2. Se envolvendo e garantindo que os recursos disponibilizados à equipe sejam os mais adequados para a efetividade de entrega dos trabalhos e para seu crescimento;
  3. Desenvolvendo melhoria contínua de processos, excluindo aqueles que não somam ao processo de aprendizagem e à expansão de um negócio.

Um líder lean foca no desenvolvimento da equipe

De nada adianta uma gestão lean se a equipe não estiver envolvida e disposta a implementar novas iniciativas. Para que isso aconteça, os líderes precisam capacitar os funcionários na nova metodologia. Os treinamentos devem ser realizados e avaliados periodicamente, a fim de testar sua efetividade.

Encontros em grupo podem auxiliar nesse desenvolvimento. Ideias trocadas em equipe podem ser fortalecidas, discutidas e aprimoradas, e quando aplicadas de maneira bem-sucedida, devem ser reconhecidas e apresentadas a toda empresa. Com isso, as demais equipes se sentirão incentivas e poderão contribuir também para a transformação organizacional.

Quer saber mais dicas eficazes para contribuir para o desenvolvimento de seu time? Separamos 5 muito interessantes!

  • Transforme as reuniões, sempre que for possível, em momentos de feedback;
  • Faça sua equipe participar das decisões e da resolução de problemas;
  • Atribua responsabilidades de peso para seus liderados para que eles desenvolvam a autonomia e a capacidade de gestão;
  • Incentive a comunicação direta;
  • Seja transparente sobre suas expectativas.

A liderança lean é comprometida

Ser um líder lean requer compromisso. Nesse caso, requer que o gestor esteja totalmente alinhado e capacitado com a filosofia lean.

Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que antes de repassar ou ensinar qualquer informação a sua equipe, ele mesmo precisa ter o completo entendimento do que está sendo repassado. Ele será uma espécie de consultor, impulsionador e uma estrela guia para os colaboradores.

Quem está comprometido, está disposto a compartilhar conhecimentos, a ouvir e também está aberto para planejamentos futuros onde todos crescem juntos.

 

Quer construir times de alta performance por meio do impulsionamento de uma liderança ativa e que seja exemplo?

A Master Self Leadership possui um portfólio completo de treinamentos voltados para líderes.  Clique aqui e conheça suas possibilidades.