Montando apresentações institucionais de alto impacto

Ombros curvados, cabeça baixa, pouco ou nenhum contato visual, ritmo de fala lento ou muito rápido, uso equivocado da voz e muitos gestos. Se você chegou até este texto, você certamente já vivenciou essas posturas ou acompanhou algum amigo ou colega de trabalho passando por isso, não é mesmo?

Os comunicadores que não conhecem as principais dicas para criação e execução de apresentações institucionais de alto impacto tendem a demonstrar esse despreparo usando uma linguagem corporal incorreta e repleta de sinais de medo e insegurança.

Quer impressionar na hora de expor seu trabalho ou suas convicções para um pequeno, médio ou grande grupo de pessoas? O fundador da Master Self Leadership, Ivan Panicio, preparou uma série de dicas para compartilhar com vocês sobre o assunto.

Conheça agora 5 truques para montar apresentações institucionais de alto impacto!

1: conheça seu público

Antes de desenvolver um discurso e criar uma identidade visual para sua apresentação é primordial que você estude a fundo o público para o qual você irá falar.

Se sua plateia é em grande maioria jovem, por exemplo, opte por layouts mais limpos e lúdicos e por textos mais objetivos para prender a atenção.

Cada grupo, dependendo da faixa etária, área de atuação e momento da vida, se comporta de uma forma e recebe melhor ou pior cada modelo de apresentação. Esteja atento aos detalhes e as peculiaridades de sua persona.

2: defina como será o roteiro de sua apresentação institucional

“Diga o que você vai dizer a eles. Em seguida, diga. Depois, diga a eles o que você disse.”

A qualidade e a assertividade de suas exposições dependem da clareza de suas ideias e de seu projeto. Você sabe o que você quer comunicar e onde quer chegar com suas apresentações? Você sabe como engajar seu público ou trazer exemplos que possam ilustrar tudo o que você está dizendo? Você sabe o suficiente sobre o assunto?

As respostas para essas perguntas precisam, sim, estar na ponta da língua para que você crie uma ordem lógica para sua fala. Dessa forma, ficará muito mais simples manter a plateia engajada e atenta.

Aqui vão algumas sugestões de questionamentos para você incluir ao desenho de sua apresentação:

– Qual será o tema central de sua apresentação?

– Quais serão os subtemas?

– Quais ferramentas serão essenciais para fazer sua apresentação acontecer? Você tem todas elas disponíveis?

– Você abrirá um tempo para perguntas? Quais são as possíveis perguntas que podem surgir? Você está preparado para respondê-las?

3: crie conteúdos de valor e não ofereça mais do mesmo

Se você quer passar uma mensagem memorável para sua plateia, fuja do feijão com arroz. Pense assim: o que você pode falar de novo? Você tem algum segredo relevante para compartilhar? Por que as pessoas deveriam reservar parte do seu tempo para te ouvir?

Apresentações institucionais de alto impacto só serão especiais se elas oferecerem algo de valor para o público. Ou seja, algum ensinamento que poderá ser aplicado no dia a dia, seja em casa ou no trabalho.

É improvável que as pessoas lembrem exatamente de todas as partes de sua apresentação, mas você tem como missão tornar alguns trechos especiais.

– Uma fala mais uma humanizada;

– Um vídeo bem editado;

– Uma imagem impactante.

Hoje, existem diversas formas de tornar as apresentações mais interessantes e também intensas. Use e abuse de conteúdos dinâmicos, pois eles permitem à plateia participar em tempo real do que está acontecendo.

4: revise tudo o que será apresentado de forma escrita ou oral

As informações expostas são atualizadas? Você pode provar tudo o que está falando? Seu texto escrito segue as normas gramaticais?

Uma apresentação de qualidade se resume em poucas palavras: resolver problemas por meio de conteúdos bem desenvolvidos. Por isso, não deixe de reservar um tempo em sua agenda para verificar e ajustar erros, só assim você entregará algo realmente impecável para sua plateia.

5: treine e, se possível, faça algum curso de oratória para se aperfeiçoar 

Um curso de oratória bem estruturado pode auxiliar você a identificar seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você poderá trabalhar aquilo que não é executado naturalmente e sem esforços e descobrir métodos de tornar suas qualidades mais evidentes.

Quer falar com desenvoltura, dinamismo e sem medo? Conheça o treinamento em “Oratória corporativa” da Master Self Leadership. Uma formação que te ajudará de forma eficaz, e por meio de muitas práticas, a desenvolver e concluir grandes palestras.

Clique aqui e confira mais sobre esse curso.