Conheça 5 técnicas de prospecção de clientes e saiba como implementá-las
Vamos começar imaginando que você, como dono de uma empresa, não fecha uma nova venda há mais de 6 meses. Você saberia explicar o porquê disso estar acontecendo? A prospecção de clientes para a sua empresa está sendo feita da forma correta? Você está fazendo o que pode para alcançar os clientes potenciais? Quais técnicas tem utilizado?
Nós estamos aqui, hoje, para ajudá-lo a compreender esses termos e, também, para clarear um pouco as suas ideias a respeito desse assunto. Sendo assim, podemos começar com o conceito básico da palavra prospecção, que nada mais é, no seu sentido literal, “ir atrás”.
Mas atrás de que? Do seu potencial cliente. Aqueles que já possuem o perfil de compra esperado pela sua empresa ou aquele que está à procura de uma solução que você pode oferecer.
As técnicas de prospecção podem acontecer de duas formas, são elas:
- Ativa: em poucas palavras, a prospecção ativa é aquela na qual você vai atrás do cliente, ou seja, você não somente divulga os serviços e produtos da sua empresa e espera ele vir até você.
Alguns exemplos de contato direto que podemos citar, são: ligações, e-mails, reuniões presenciais ou on-line, abordagens por meio de eventos e contato pelas mídias sociais.
- Passiva: neste caso, o contato com o cliente acontece de forma totalmente indireta. O objetivo principal é desenvolver ações para que o cliente se sinta estimulado a compartilhar os seus dados com a empresa de forma espontânea.
As prospecções passivas estão mais ligadas à área de Marketing da empresa e podem ser realizadas por meio dos seguintes formatos: posts em blogs, site, vídeos no canal do YouTube, divulgação em folders, SEO e landing pages.
A grande desvantagem dessa técnica é o fato de ter que esperar o cliente chegar até você, e como em alguns casos a empresa não possui esse “tempo” para esperar, é aconselhável partir para uma abordagem mais ativa.
Além das técnicas mencionadas acima, sem entrarmos no âmbito de passiva ou ativa, separamos mais algumas ações que você também poderá implementar e que, com certeza, trará os potenciais clientes que você está procurando.
- Indicações
Sabemos que o bom atendimento realizado ao seu cliente hoje, trará futuros clientes até você por meio das indicações. Mas o que você acha de você mesmo pedir isso aos seus clientes atuais?
Uma forma dessas interações acontecerem de forma mais natural é você oferecer, em troca dessa comunicação, produtos, serviços, descontos ou qualquer outro tipo de bônus que vá incentivar o seu cliente atual a correr atrás de novos clientes potenciais para você.
- Otimize seu tempo
Você conhece a sua empresa e já sabe o que pode oferecer, sendo assim, ajuste seu foco em atividades que são realmente importantes para uma prospecção eficiente.
Monte um roteiro de vendas, conheça quais clientes possuem o perfil da sua empresa, procure atingir aquele funcionário que possui o poder de tomada de decisões, em e-mails, procure colocar um conteúdo de qualidade e que vá agregar na apresentação do seu negócio e, é claro, esteja preparado para as objeções. Empresas que estão expostas em mídias e feiras/convenções ou que vão de porta em porta precisam estar preparadas para os questionamentos e, principalmente, por dentro das novidades do mercado.
- Follow-up
Não, não é resposta? Pode até ser, mas um bom empreendedor não aceita o primeiro não como resposta, pelo contrário, ele investe em uma equipe de qualidade que vai realizar follow-ups com eficiência.
Recomenda-se que esses follow-ups sejam realizados em média 5 vezes, mas como essa não uma tarefa tão simples, uma boa alternativa é utilizar ferramentas variadas, como e-mails, redes sociais, ligações ou canais de “Fale conosco”.
Lembre-se: se for utilizar ligações, procure horários adequados para que suas chances de receber atenção plena se multipliquem.
- Landing pages
Com certeza, você já deve ter preenchido pelo menos um formulário em algum site, não é mesmo? Você já chegou a desistir de continuar preenchendo por achar o processo muito moroso e nada atrativo?
Neste ponto, se você for utilizar esses formulários para coletar os dados potenciais de outras empresas ou pessoas físicas, você deve pensar muito bem na forma no qual o formulário será estruturado.
Vale investir tempo e dinheiro para que todos os elementos de atratividade sejam utilizados para que os clientes venham até você. Algumas dicas, são: objetividade (os formulários precisam ser breves e irem direto ao ponto), vídeos explicativos, imagens e cores relacionadas ao seu negócio e perguntas intuitivas (estas podem ajudar em uma pré-qualificação ou direcionamento de interesses).
- Mídias pagas
Pagar para ter os anúncios de sua empresa em algumas mídias socias é uma ótima alternativa para quem deseja um rápido retorno na prospecção de clientes.
Hoje em dia, sabemos que quando bem elaborados e direcionados ao público-alvo, o retorno dado pelas mídias sociais é rápido, atrativo e de muito alcance.
Defina o seu perfil de cliente e procure os melhores veículos de comunicação, como: Facebook, LinkedIn, Google, YouTube, Bing, Twitter, Instagram, entre outros.
Quer conhecer outras técnicas eficientes de prospecção de clientes? Conheça a consultoria em “Implantação de Célula de Prospecção” da Master Self Leadership. Um treinamento que ajudará sua empresa a se manter viva e a alcançar resultados exponenciais.