Como desenvolver inteligência emocional em 4 passos

Seja na vida pessoal ou profissional, diariamente, estamos expostos a mudanças, conflitos ou problemas. Porém, cabe somente a nós lidar com essas situações, e de preferência, da melhor e mais inteligente forma possível.

Afinal, uma má gestão de sentimentos pode afetar significativamente nossas vidas, causando absenteísmo, desmotivação, sonolência, irritação, queda de produtividade, divórcio, depressão, ansiedade, más relações afetivas, entre tantas outras coisas.

Mas como fazer isso?

Muito tem se ouvido falar de inteligência emocional. Você sabe o que isso significa? De que forma ela pode ser aplicada?

Confere só uma explicação e algumas dicas que separamos para você ter mais qualidade de vida, em casa e no trabalho.

Inteligência emocional: precisamos começar por aqui

“Ah, mas fulano tem inteligência emocional!”. E o que isso quer dizer?

Essa frase traduz que o indivíduo é totalmente capaz de administrar seus sentimentos, ou seja, está preparado para lidar com as mais variadas emoções, nos âmbitos pessoal e profissional.

É importante ressaltar que você não precisa nascer com essa habilidade. Acredite, ela pode ser desenvolvida.

Quer saber se você já possui essa inteligência emocional? Comece fazendo as três perguntas abaixo, para depois, aperfeiçoar essa característica, desenvolvendo no dia a dia algumas ações direcionadas para esse fim.

Fonte: Folha Dirigida, 2020.
  1. Conheça suas emoções

Podemos iniciar esse tópico com o seguinte exemplo.

Você é dono de um restaurante, e ao final de uma noite repleta de atendimentos e trabalho, recebe uma crítica de um cliente a respeito de sua comida, alegando que a mesma estava completamente salgada.

Sabendo que ele foi o único cliente da noite a reclamar, de que forma você reagiria? Lembrando que independentemente de quem está com a razão, uma resposta precisa ser dada.

Caso você responda de forma ríspida, a situação poderá sair do controle, e você perderá não só esse cliente, mas também todos os outros que estão próximos e presenciando essa cena.

Por isso, é tão importante que você tenha conhecimento de suas emoções. Para identificá-las, compreender o porquê de elas estarem presentes naquele momento e, também, ser capaz de tomar a melhor ação a respeito dela, não permitindo que o impulso seja a grande chave desses momentos conflituosos.

  1. Trabalhe a automotivação

Segundo Branco (2004), a automotivação significa a capacidade de utilizar a energia das emoções em função de objetivos próprios, ou seja, lapidando a atenção e melhorando o nível de concentração.

Resumidamente, automotivação é não parar no meio do caminho, é acreditar nos sonhos e que você vai conseguir ter o controle das emoções para tornar o dia a dia de trabalho e de rotinas pessoais mais produtivo. Busque se automotivar sempre!

  1. Seja empático

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender os sentimentos de outras pessoas e, também, compreender quais são as consequências de determinadas atitudes quando elas interferem na vida de terceiros.

Nesse caso, a inteligência emocional está relacionada a entender o momento exato no qual devemos ter empatia, quais palavras vamos utilizar e quais ações vamos tomar.

Considere o exemplo abaixo.

Você está diante de um caso de racismo. Um colega de trabalho acabou de ser agredido verbalmente pelos piores adjetivos. Evite, diante dessa circunstância, perguntar o que ele está sentindo, pois assim você enfatiza o que já ocorreu.

Foque sua energia em abordar frases de otimismo ou em criar alternativas de ações que poderão ser realizadas, posteriormente, para que aquela pessoa que praticou o racismo compreenda a gravidade de sua ação.

Pode ter certeza que essa atitude, rapidamente, irá causar um pouco de bem-estar e deixar o ambiente mais leve.

  1. Foque em aperfeiçoar suas habilidades Interpessoais

Dentre as mais variadas habilidades interpessoais, podemos citar 3 grandes delas, são: assertividade na comunicação, educação e cordialidade.

Para que a inteligência emocional aconteça quase 100% do tempo, é importante colocar em prática o saber ouvir, mais do que se expressar bem e expor suas ideias de forma clara, educada e objetiva.

Você precisa estar preparado para ouvir as mais variadas opiniões sobre determinado assunto e entender que as pessoas possuem convicções diferentes, principalmente por conta da educação e cultura distintas.

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