Como as técnicas de smart working podem contribuir para o crescimento de seu negócio?

Antes de conhecermos melhor algumas das técnicas utilizadas no smart working, precisamos entender o significado desse conceito e, depois, falar de que forma ele pode aplicado nas empresas.

Smart working nada mais é do que o trabalho realizado por um profissional em lugares e horários não demarcados previamente, priorizando atendimento das metas e dos objetivos de um negócio e garantindo a produtividade. Ou seja, smart working é um modelo de realização de atividades sem que o funcionário cumpra horário comercial, batendo ponto e exclusivamente dentro da empresa.

Mas, o que os profissionais pensam sobre isso?

Fonte: International Workplace Group (IWG) – Com mais de 15 mil entrevistados

 

Essa pesquisa realizada pelo International Workplace Group (IWG) em 2019, com cerca de 15 mil entrevistados, não nos deixa mentir: essa modalidade de trabalho tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas, pois com o uso das tecnologias, fica muito mais fácil a adaptabilidade, proporcionando aos colaboradores maior flexibilidade entre a vida pessoal e profissional.

E agora, que tal falarmos especificamente sobre as características da smart working? 

O que não faltam são atributos para essa modalidade de trabalho que vem ganhando cada vez mais entusiastas. Conheça agora as técnicas defendidas pela smart working e descubra como elas podem levar seu negócio a um outro patamar.

Administração do tempo com eficiência

Aqui, o foco está na execução das atividades, procurando sempre otimizar os recursos utilizados e minimizar perdas, ou seja, trabalhar a favor do tempo, realizando as tarefas de forma eficiente e dentro dos prazos estabelecidos.

Mas de que forma é possível aplicar esse conceito?

Em primeiro lugar, deverão ser estabelecidas as prioridades com base nas atividades que estão programadas para serem realizadas naquele dia. Utilizar ferramentas como Trello, Todoist e Matriz GUT podem contribuir nessa organização.

Incentive os colaboradores a fugir da procrastinação, eliminando os famosos “ladrões de tempo”. Por muitas vezes, paramos para dar uma rápida olhadinha nas mídias sociais e quando nos damos conta, lá se foram 15, 20 minutos de atenção em coisas que não são importantes naquele momento. Desativar as notificações de alguns desses aplicativos pode ajudar na manutenção do foco.

Uma das ferramentas mais conhecidas no gerenciamento de tempo é o Técnica Pomodoro, que consiste em realizar trabalhos durante 25 minutos com intervalos de descanso entre eles. Para o controle desse tempo, poderão ser disponibilizados sites da internet que ficarão encarregados de avisar os momentos de descanso. A finalidade dessa técnica é dividir o fluxo de trabalho e contribuir para o foco total nos 25 minutos de execução das atividades.

Fonte: Na Prática (2021)

 

Produtividade

A produtividade tem início com a mudança de hábitos, alguns relacionados à procrastinação de atividades rápidas. No ambiente organizacional, defina-as como prioridade, quando forem possíveis de serem executadas dentro de um tempo de 5 minutos, pois pequenas tarefas acumuladas ao longo do tempo podem se tornar um grande problema para o negócio.

Observe sempre como está o ânimo de seus funcionários, pois atividades que são realizadas fora do período de trabalho estão diretamente ligadas à energia dispensada na execução das metas profissionais, como dormir menos de 8 horas por dia, não praticar atividades físicas, ter uma má alimentação e não ter momentos de lazer e de descontração.

Saiba também que nem sempre a disposição de todos é melhor nos horários convencionais. Existem pessoas que rendem muito mais quando trabalham na parte da noite, por exemplo. É importante conhecer a equipe para que as atividades de sua empresa sejam entregues com qualidade e alcancem os resultados esperados sem que nenhum colaborador seja sobrecarregado.

Definição de metas

Nada melhor do que definir metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo, para medir os resultados de sua equipe. Avaliar os objetivos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois é com base neles que serão tomadas novas decisões para o futuro da empresa.

Engajamento dos colaboradores

Seja fisicamente ou a distância, sabe-se que o bom relacionamento e engajamento da equipe traz sempre bons resultados para a organização. E para que esse bom relacionamento aconteça, a comunicação deve existir entre os colaboradores.

O engajamento deve ser incentivado e trabalhado em toda a empresa. Afinal, uma ótima forma de tornar uma equipe mais proativa e apaixonada pelo que faz é reconhecer, recompensar e criar novas oportunidades de crescimento.

Quer aprender mais sobre gerenciamento e planejamento estratégico de um negócio? A Masterself Leadership oferece uma consultoria específica sobre tema.

Entenda sobre:

– Pontos altos e baixos na organização ou no mercado;

– Oportunidades e ameaças;

– Gerenciamento de recursos;

– E muito mais!

Conheça a consultoria em Gerenciamento e Planejamento Estratégico clicando aqui.