Como a pandemia transformou a estrutura organizacional das empresas?

Você já ouviu falar sobre a importância da definição da estrutura organizacional de uma empresa? Afinal, vale mesmo gastar tanto tempo para planejar como as áreas, hierarquias e os fluxos de informação irão funcionar? Entender a fundo a lógica dos setores e do trabalho exercido pelas pessoas que são responsáveis por manter a “máquina” funcionando é o grande segredo para o sucesso de um negócio, por isso nós precisamos falar sobre esse assunto.

A estrutura organizacional

Em poucas palavras, a estrutura organizacional nada mais é do que um conjunto ordenador que apresenta a forma de alocação dos departamentos e também das pessoas dentro de uma organização. É por meio dela que cargos, funções e tarefas são definidos, bem como o momento certo de contratar, promover, desenvolver ou demitir funcionários, visando sempre construir uma empresa saudável e voltada para o crescimento.

Até a chegada do coronavírus ao mundo, boa parte das empresas se organizavam com base em uma das cinco estruturas pré-formatadas existentes:

 

– Estrutura funcional

Nesse modelo de estrutura, a lógica está no agrupamento de pessoas por responsabilidades, ou seja, colaboradores que executam atividades de uma mesma área pertencem a um mesmo departamento, como Marketing, Recursos Humanos, Controladoria, Tecnologia da Informação, dentre outros.

Esse é o modelo de estrutura predominante dentro das organizações.

 

– Estrutura celular

Esse tipo de estrutura não defende a divisão clara das funções dos colaboradores, por isso boa parte das atividades são realizadas por várias pessoas. Além disso, não há hierarquia de ordem, como chefes e subordinados.

 

– Estrutura divisional

Essa estrutura defende a independência das unidades de um negócio, como uma linha de um produto, por exemplo, com vistas a dar mais celeridade aos processos internos.

 

– Estrutura matricial

A estrutura matricial é a combinação entre duas estruturas que já foram apresentadas neste texto: a funcional e a divisional. Há a divisão do negócio por setores, mas os setores são subdivididos por funções.

 

– Estrutura por projeto

Nesse modelo, as coisas funcionam assim como na estrutura funcional, com responsabilidades definidas, porém os grupos de trabalho são criados com um caráter temporário, para atender a uma demanda do momento.

 

Mas, o que mudou na estrutura das empresas com a pandemia? As que se organizavam por projetos, matrizes, divisões, funções ou células precisaram se reinventar?

Com certeza!

Para conseguir sobreviver à crise gerada pela Covid-19, as empresas tiveram de realizar adaptações rápidas e aderir novos formatos de trabalho. O foco, hoje, é dar agilidade à comunicação e às entregas, mas sem deixar de lado o que mais importa, a qualidade.

E as coisas não param por aí. A cultura organizacional das empresas teve que evoluir e gerar disrupção por meio dos meios digitais, dos dados e da tecnologia.

Agora, segundo um artigo divulgado pela McKinsey & Company, o grande desafio das organizações está na construção de uma estrutura de trabalho que integre o operacional e o emocional em um mesmo pacote, a fim de manter a motivação em alta e os serviços funcionando.

Inclusive, se desde março de 2020 seu negócio vem tendo dificuldades em encontrar uma estrutura organizacional que de fato funcione e leve seus serviços e produtos a um outro patamar, muito mais competitivo, a Master Self Leadership tem uma equipe completa para te auxiliar com consultorias voltadas especificamente para o desenvolvimento:

Administração de pessoal;

Cargos e salários;

Ferramentas de gestão;

Gerenciamento e planejamento estratégico;

Gestão de pessoas e desenvolvimento;

– E muito mais!

Ficou interessado? O time da Master Self LeaderShip liga para você. Compartilhe seu contato clicando aqui.