Gestão de equipes: como administrar atividades remotamente?

No início deste ano, a Fundação Dom Cabral lançou os resultados de uma pesquisa realizada com diversos trabalhadores para poder entender como eles enxergam as mudanças do último ano na forma de entregar serviços.

Como é do conhecimento de todos, boa parte das empresas, após a chegada do coronavírus ao país, adotou o home office como modalidade de trabalho, e desde então, muitos colaboradores têm se mostrado cada vez mais otimistas e animados com a qualidade de suas entregas.

E sabe por que essas mudanças nas empresas e no cotidiano dos trabalhadores de tornou algo tão positivo? Porque a conciliação da vida pessoal e profissional trouxe mais motivação e bem-estar, principalmente para os colaboradores que contam com o suporte de líderes que entendem a importância de uma boa gestão de equipes, principalmente remotamente.

Se hoje, a gestão eficaz de times remotos é um desafio para você, nós temos muitas dicas para compartilhar. Conheça agora, algumas estratégias para acompanhar a produtividade em tempo real, gerar reconhecimento e reduzir o turnover dos membros de sua squad.

Ponto 1: precisamos falar sobre a criação de um plano de trabalho

Não é novidade para ninguém a relevância da construção de um plano de trabalho para que uma organização alcance suas metas. Líderes que criam objetivos, traçam cronogramas e dirigem de perto e com constância as atividades tendem a manter a motivação de seu time sempre em alta.

Nem é preciso dizer o quanto essas rotinas organizadas podem fazer a diferença no trabalho a distância. Só assim, os líderes poderão entender o que precisa ou não ser modificado ou aperfeiçoado em sua squad para que as entregas aconteçam no tempo planejado e com a excelência necessária.

Ponto 2: também temos que falar sobre a definição de papeis

Para que as empresas prosperem e entreguem justamente aquilo que elas se propõem a entregar, elas precisam contar com o suporte de diversos grupos de trabalhadores que tenham clareza sobre seus papeis e conhecimentos suficientes quanto aos OKRs da organização a qual pertencem.

Inclusive, você já ouviu falar sobre matriz de responsabilidade ou matriz RACI? Está aí uma ferramenta de gestão muito utilizada por equipes que tocam grandes projetos que vale a pena você conhecer para aderir em sua empresa.

A matriz RACI nada mais é do que uma tabela que tem como objetivo organizar as funções dos membros de uma equipe. A criação de uma é extremamente simples, mas garante ganhos bem especiais para a dinâmica de trabalho dentro de uma organização.

1) Fazer um mapeamento das atividades de uma squad/projeto;

2) Identificar quem é o dono de cada uma das atividades;

3) Construir uma tabela que relacione a atividade ao membro responsável.

Com um documento intuitivo como esse, fica mais fácil para que as pessoas enxerguem suas contribuições e para que os grupos entendam seus papeis dentro de uma empresa, tornando o dia a dia mais atrativo e engajador.

Ponto 3: organização também é um item que não podemos descartar neste texto

Acompanhar o dia a dia de um time em encontro presenciais, sem sombra de dúvidas, é algo mais simples, mas hoje, existem inúmeras tecnologias e ferramentas, pagas ou gratuitas, que permitem que as pessoas trabalhem remotamente, mas com toda organização necessária para manter o bom andamento das entregas.

Conheça algumas ferramentas que podem ser bem interessantes para acompanhar o desempenho de sua equipe:

– Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos criado pela Fog Creek. Com ele, é possível organizar os projetos em quadros e entender o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando e onde algo está em um processo.

– Slack

O Slack é uma plataforma que auxilia as equipes a manter a comunicação em tempo real. Com o auxílio dessa ferramenta a tomada de decisões e a discussão de pontos importantes de um projeto, por exemplo, podem ser resolvidas em questão de cliques e minutos.

Gostaria de conhecer outras estratégias que podem contribuir com a sua forma de gerenciar equipes?

A Master Self Leadership oferece consultorias específicas sobre o assunto. Nessa formação, você terá a oportunidade de aprender técnicas que alinham os objetivos de seu time aos da empresa e muito mais.

Saiba mais e inscreva-se clicando aqui!