4 passos para montar um bom plano de cargos e salários

Normalmente, o plano de cargos e salários é utilizado estrategicamente, visando principalmente reter os talentos distribuídos dentro da empresa.

Sabe-se que quando implementado da forma correta, oferece aos colaboradores a oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional dentro da organização, contribuindo, também, na definição das atribuições e responsabilidades de cada cargo.

Com responsabilidades definidas, os resultados esperados pela empresa poderão ser atingidos de uma forma mais rápida e eficaz.

Quer saber como criar um plano de cargos e salários para sua empresa? Abaixo, separamos um passo a passo que poderá te auxiliar.

  1. Análise dos cargos

Esta é a etapa mais importante de todo o processo de implementação de um plano de cargos e salários, pois é nesse momento que a empresa busca entender as necessidades dos colaboradores, olhando para os cargos existentes e definindo se serão necessárias mudanças estruturais nessas posições.

Para essa análise, alguns métodos podem ser utilizados, a escolha deverá ser realizada de acordo com o ramo de atuação da empresa, quantidade de funcionários etc.

A seguir, citamos algumas dessas ferramentas:

  • Questionário;
  • Entrevista com os gestores;
  • Observação das rotinas diárias.

Vale lembrar que a coleta de dados deverá ser realizada por um profissional imparcial, o que dará maior confiabilidade nas informações adquiridas.

  1. Definição do plano de desenvolvimento individual

Para que o PDI de cada colaborador seja bem estruturado, ele deve contemplar: experiência do cargo desempenhado no setor atual, atividades que são executadas no dia a dia, comunicação e troca de informações com profissionais de áreas distintas, evolução da capacitação (seja ela “in company” ou externa), cases de sucesso, participações em projetos específicos da área etc.

Todos esses pontos deverão nortear os colaboradores para que eles tenham noção de onde estão e onde pretendem chegar.

Durante esse planejamento, as seguintes questões também devem ser consideradas: de que forma posso me desenvolver ou adquirir novas habilidades? Como avaliar as ações que já foram realizadas até o momento?

O importante é que essas ideias também estejam alinhas às estratégias de crescimento do líder imediato, para que as expectativas de todos sejam alcançadas.

  1. Construir o programa de remuneração

Nesta etapa, vamos aprender a importância de investir em um programa de remuneração variável por meio da avaliação de desempenho. As competências que podem compor essa avaliação são: gestão do tempo e produtividade, ética, capacitação, trabalho em equipe, flexibilidade para se adaptar a mudanças, comunicação, inspirar pessoas, inovação, visão do todo, criatividade para a solução de problemas etc.

Quando os resultados dessa avaliação ficam atrelados a uma remuneração variável, podem gerar grandes benefícios a uma empresa, tais como: melhora nos índices de satisfação dos colaboradores, aumento da produtividade nas atividades rotineiras, cultura do trabalho em equipe com foco em resultados e ganhos financeiros.

Para que todo esse processo aconteça de forma legal, são necessárias regras. Defina as metas, a periodicidade da avaliação, o tipo de remuneração variável (comissão, PPL, bônus, PPR etc.) e, se precisar, contrate uma equipe especializada que cuide de todo o processo utilizando ferramentas apropriadas e de forma imparcial.

  1. Saúde financeira da organização

De nada adianta gastar toda a energia e todo o tempo de uma equipe para a implementação de um plano de cargos e salários, se a avaliação da saúde financeira da organização não foi levada em conta.

A equipe do projeto, sendo ela, financeiro, diretores, gestores e recursos humanos, devem analisar e estar alinhados nos seguintes aspectos:

  • Rentabilidade;
  • Relação entre despesas e o faturamento;
  • Novos negócios;
  • Endividamento;
  • Ticket médio.

Tenha em mente que um plano de cargos e salários gera resultados, porém a longo prazo. Se esse fator não for levado em consideração na hora de realizar o mapeamento de gastos da sua empresa, o caixa sempre apresentará um resultado negativo.

Em resumo, o objetivo deste texto é fornecer informações que possam contribuir para o desenvolvimento dos funcionários de uma empresa, aumentando as competências e habilidades do corpo técnico e, por consequência, os ganhos, em todos os aspectos, da organização.

Gostaria de participar de uma consultoria voltada especificamente para a implementação de uma política de cargos e salários? A Master Self Leadership pode te ajudar.

Saiba mais clicando aqui!