Afinal, o que eu preciso para ser um líder coach?

Com a chegada da pandemia ao país, no início de 2020, a figura do líder coach dentro das empresas e organizações ganhou ainda mais espaço e, também, sentido.

 

Afinal, dentro de todo um contexto organizacional e operacional, o líder coach nada mais é do que o profissional que irá garantir que a condução e a gestão dos colaboradores aconteçam com base não somente nos interesses dos negócios, mas também nas necessidades e expectativas daqueles que fazem a máquina funcionar.

 

Em poucas palavras, o líder coach é o gestor que conduz, inspira e maximiza competências de seus liderados, tendo como foco a criação de equipes mais produtivas, harmônicas e motivadas e, por consequência, empresas mais rentáveis e direcionadas ao sucesso.

 

Mas, por que você deveria se tornar um líder coach?

 

Ao descrever e ler sobre a importância de um profissional dessa vertente, fica difícil não imaginá-lo como um “super homem” ou uma “mulher maravilha”, não é mesmo? Mas um fato importantíssimo precisa ser ressaltado: ele não faz nada sozinho.

 

O líder coach é a ferramenta que ajuda as pessoas ou as empresas a chegar até onde elas almejam por meio de planejamentos, de capacitações e da construção de modelos mentais de estratégias de gestão de alta performance.

 

“(…) liderança é o processo de dirigir o comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos e, dirigir, nesse caso, significa levar as pessoas a agir de certa maneira ou a seguir um curso particular de ação.”

 

– Chiavenato (2002)

 

“(…) o líder é o principal agente de inspiração e hoje pertence a ele o papel de agregar de forma sistêmica esse espírito nos resultados da empresa.”

 

– Marques (2021, p.35)

 

E quais skills você precisa trabalhar para ser um profissional de sucesso na área?

 

Vamos começar pelas soft skills, ou seja, aquelas características ou habilidades que estão relacionadas ao comportamento.

 

  • Saber dar e receber feedbacks

 

O profissional que preza pela boa liderança, reconhece o quanto o feedback é importante para a construção de uma jornada de trabalho coesa. Sentar e conversar com os liderados para compreender o que está ou não funcionando nas rotinas de trabalho é primordial para encorajar, criar confiança e solucionar problemas.

 

  • Desenvolver uma visão sistêmicas da realidade

 

A análise do todo e de toda uma conjuntura é primordial para que um funcionário, ou até mesmo uma empresa, atinja seus planos. Por isso, um profissional que deseja atuar como líder deve trabalhar sua habilidade de tomar decisões assertivas e que sejam saudáveis para os negócios, considerando fatores externos e internos.

 

  • Aprender mais sobre o ser humano

 

O líder que entende que as ações físicas e as emoções andam lado a lado têm tudo para construir relações sólidas, que levam ao crescimento, tanto pessoal como profissional.

 

Afinal, é por meio do estudo e da compreensão dos comportamentos humanos que desenvolvemos a empatia, aperfeiçoamos as formas de comunicação, antevemos situações, melhoramos processos organizacionais e muito mais.

 

  • Saber desafiar os liderados

 

Equipes que se sentem desafiadas por seus gestores, no melhor dos sentidos, tendem a aprender mais e a trazer resoluções cada vez mais construtivas para as rodas de conversa.

 

  • Aprender a delegar e dar autonomia

 

Uma coisa é fato: ninguém trabalha sozinho e ninguém conquista resultados 100% perfeitos sem a soma de expertises. Por isso, é tão importante que o líder coach saiba como desenvolver seu time para que ele dê ideias e execute tarefas com independência.

 

E por fim, mas não menos importante, pontuamos as hard skills – aquelas competências ligadas à parte técnica.

 

  • Ter conhecimentos em gestão de projetos

 

Os conceitos aprendidos durante um curso voltado para gestão de projetos, por exemplo, podem auxiliar os líderes a estruturar projetos mais robustos e bem pensados, levando em consideração todos os passos para planejamento, execução e monitoramento de uma atividade.

 

  • Ter formação como leader coach

 

Na formação em Leader Coach da Master Self Leadership, por exemplo, os profissionais interessados em crescer e se desenvolver como um líder que se baseia nas premissas do coaching terão a oportunidade de aprender como construir uma equipe de alta performance, definindo os papéis de todos os integrantes, eliminando as desconfianças e os desentendimentos entre seus colaboradores e potencializando o engajamento.

 

Conheça o conteúdo do curso:

 

A jornada do líder – The Captainship Journey®;

As diferenças entre a gestão tradicional e a gestão coaching;

Criando rapport para o desenvolvimento de equipes de alta performance

A escuta empática e o questionamento socrático;

Comunicação assertiva;

The New Horizon Coaching Model®: a estrutura do diálogo do novo líder;

Abordagem coach para gestão do tempo e delegação;

O feedback CADEAU®;

Estilos de aprendizagem;

Formação no LPPA® – Leader Personal Profile Analysis®;

Perfis organizacionais.

 

Gostaria de saber mais sobre essa formação? Clique aqui e inscreva-se.

 

Referências:

CHIAVENATO, I. Construção de Talentos: Coaching e mentoring. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MARQUES, José R. Leader coaching: coaching como filosofia de liderança. São Paulo: Editora Ser Mais, 2012.