Equipe de alta performance: como desenvolver uma?

Antes de irmos direto ao assunto que trouxe você até aqui, precisamos conversar a respeito de dois pontos essenciais para a criação de uma equipe de alta performance:

– Cultura organizacional: elemento que retrata, verdadeiramente, a soma dos valores, dos comportamentos e das crenças praticadas dentro de uma organização.

– Ações de integração: práticas desenvolvidas pelas empresas a fim de construir e solidificar times.

Você tem familiaridade com algum ou com os dois temas que citamos acima? Entende, ou ao menos imagina, por qual motivo os trouxemos à tona?

Justamente para entregar a você a reflexão mais importante deste conteúdo:

De nada adianta contar com os profissionais mais qualificados do mercado em sua squad se a sua empresa não preza por uma cultura organizacional voltada para a realização cotidiana e natural de ações que buscam firmar as relações.

Os melhores times de alta performance são aqueles que se sentem à vontade em seu ambiente de trabalho para trazer ideias, promover debates, questionar e liderar projetos justamente porque são apoiados por seus líderes.

Mas é agora que você pergunta: ok, entendo que o ambiente de trabalho promovido dentro da minha empresa já é assim; o que mais posso fazer para dar vida a uma equipe de alta performance?

Separamos um roteiro que pode te orientar nesse processo. Vamos conferir?

 

5 passos para ter uma equipe de alta performance

  1. Contrate um profissional qualificado para cada função estratégica de seu time para que ele possa dividir desafios e, também, conhecimentos.

Sabemos que contratar o colaborador certo nem sempre é uma tarefa tão fácil, até porque, normalmente, esse profissional já está em atuação no mercado de trabalho.

Então, para que a contratação seja efetiva, e você não perca tempo em infinitos processos de recrutamento, invista sua energia em processos mais eficientes, como o empower branding.

Mas o que é empower branding?

Empower branding é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.

Ou seja, quando os recrutadores fortalecem a imagem e os pontos positivos de uma organização, a chance deles atraírem profissionais bem capacitados aumenta significativamente.

  1. Seja um bom líder para a sua equipe. Uma verdadeira referência e ponto focal.

Um bom líder motiva e engaja a equipe.  E sabe como ele faz isso?

Assumindo a responsabilidade de compreender o perfil de cada profissional do seu time, delegando as atividades corretas, mantendo a equipe unida, planejando quais atividades devem ser executadas e dando feedbacks para que todos percorram o melhor caminho.

Quer se tornar esse tipo de líder?

Investir em uma consultoria em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, como a que é oferecida por nós, na Master Self Leadrship, pode ser um bom primeiro passo.

Nessa consultoria, mostramos o que é preciso para gerenciar o quadro de pessoal com seriedade e precisão, buscando elevar os níveis pessoais e profissionais dos indivíduos.

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  1. Desenvolva as habilidades pessoais dos seus funcionários.

Nada é mais incentivador do que a demonstração de reconhecimento e interesse.

Tratamos reconhecimento, neste item, como a forma de perceber aquilo que já é bom e agrega à equipe como um todo. É uma forma de incentivar seu liderado a continuar trazendo ao time seus conhecimentos e aprendizados para que todos evoluam juntos.

No caso do interesse, seria a forma de mostrar ao liderado que você está acompanhando o que ele entrega e que você está disposto a ajudá-lo em um processo de evolução constante, seja pensando em hard skills ou soft skills.

  1. Não incentive a existência da passividade dentro de sua equipe. Ela não deve existir.

Equipe passiva não é criativa e não possui liberdade. Incentive o pensar “fora da caixa”.

Em reuniões, além de conversar com a squad a respeito dos projetos e das metas em andamento, incentive o pensamento disruptivo, onde o profissional sai do papel de executor para o papel de idealizador, que traz melhorias e inovações.

Afinal, em ambientes onde as equipes são somente comandas e controladas, existe a cultura de procurar culpados e de zero produtividade. Se você deseja profissionais de alto nível, fuja da passividade.

  1. Envolva seu time na realização de todo o projeto, do começo ao fim.

Ao final de cada projeto, cada meta batida e cada planejamento cumprido, reúna a equipe para conversar e debater sobre o que deu ou não deu certo.

Esse é o melhor momento para reconhecer as boas estratégias e posturas e para dialogar sobre melhorias e “lições aprendidas”.

Faça seu time participar desse papo de forma ativa. Isso mostrará a seus colaboradores que você se importa, de forma genuína, com o que eles pensam.

E lembre-se sempre: um time que se sente útil tende a explorar cada vez mais possibilidades para tornar seu negócio um sucesso.

 

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