Você sabe como construir uma argumentação melhor no ambiente de trabalho?
Não importa qual é seu ramo ou segmento de empresa, a argumentação assertiva no ambiente de trabalho é imprescindível para uma corporação conseguir se manter e até mesmo crescer neste mercado tão competitivo.
Nós, seres humanos, somos altamente relacionáveis; e isso fez com que a comunicação se tornasse a base de todas as nossas atividades. O homem vive na constante busca do aprimoramento das métricas de relacionamento, de forma que sejam cada vez mais eficientes e possam gerar compreensão e engajamento.
No universo corporativo isso não é diferente.
A argumentação é uma habilidade!
A busca por profissionais cada vez mais competentes e preparados para comunicar-se de maneira eficiente em qualquer circunstância, mesmo em situações adversas e sob pressão, tem crescido. O highlight aqui é: mais do que saber o que falar, é preciso saber como dizer!
Portanto, caro leitor, o post de hoje foi pensado justamente em você que está buscando maneiras de melhorar sua habilidade de argumentação no ambiente de trabalho.
E para você que ainda tem dúvidas sobre a necessidade, ou não, de aprimorar essa skill, responda ao teste a seguir:
- Você já perdeu a oportunidade de conseguir um emprego por não saber valorizar sua experiência profissional?
- Você já deixou de obter uma promoção no trabalho por não conseguir argumentar que era o colaborador ideal para tal?
- Você já deixou de conquistar algo pois não soube explanar os motivos para tê-lo?
Se você respondeu sim para alguma das situações apresentadas, é bem provável que você esteja precisando treinar o seu poder de argumentação.
Falar em público, explanar ideias, debater e convencer outras pessoas a respeito de algo pode ser um verdadeiro desafio – principalmente quando se está em posição de líder -, portanto, é fundamental usar recursos que ajudem a melhorá-la.
Mas fique tranquilo, estimado colega! todos temos esse poder. Apenas precisamos exercitá-lo em nosso dia a dia.
Uau! E como posso aumentar meu poder de argumentação?
Falar com naturalidade e firmeza em qualquer situação é possível! Eis aqui algumas técnicas que vão te deixar seguro e autoconfiante quando for argumentar:
Utilize dados e estatísticas: essa dica é certeira! Ao expor a sua opinião ou ao tentar mudar a opinião do outro, embase o seu ponto de vista utilizando dados. É indispensável coletar informações em fontes confiáveis e atualizadas para melhorar a argumentação. Dados retirados de fontes duvidosas podem colocar em xeque a sua credibilidade.
Invista no conhecimento: ter boa retórica está diretamente ligada ao fato de ler bastante, assistir a filmes e documentários, participar de cursos e palestras e se relacionar com pessoas cultas. É muito importante adquirir conhecimento em seu ramo de atuação profissional, mas não se prenda somente a eles. Esteja a par sobre diversos assuntos, pois isso vai ampliar o seu vocabulário e possibilitar que novos conhecimentos sejam adquiridos.
Treine como irá falar: essa dica pode parecer esquisita, mas falar se olhando no espelho ou gravando um vídeo vai ajudá-lo a reparar na voz usada, na forma como gesticula e nas expressões faciais. Aqui, você deve observar se sua postura expressa aquilo que você está tentando transmitir. Quando você fala em voz alta, é possível perceber se há inconsistência na oratória, e pode aperfeiçoar a sua técnica.
Respeite o seu interlocutor: aqui, deve ficar claro que o embate é de ideias, não entre pessoas. É muito importante que você dê chance para o outro expressar a forma como pensa. Seja empático e receptivo, criando uma conexão emocional. Desta maneira será possível aumentar a acolhida do outro e fazer com ele também tenha interesse em te escutar. A ideia não é vencer uma briga, mas fazer o outro abraçar a ideia que você está propondo.
Tenha empatia: isso é importante, pois as pessoas tendem a colaborar quando existe simpatia, identificação e uma relação de amizade. É importante ouvir atentamente o outro e tentar enxergar o ponto de vista, colocando-se em seu lugar. Assim, quando você falar também receberá a devida atenção.
Fique calmo: tente manter a racionalidade e deixe a passionalidade fora do embate para encontrar um meio termo entre as divergências. Dentro de um choque de ideias é fundamental manter a calma, a serenidade e o autocontrole. Quando os ânimos se alteram, a razão vai embora e dificilmente algum dos lados sai satisfeito da situação. Esse, certamente, não é o seu objetivo.
Apresente ideias coerentes: delibere com você mesmo todos os argumentos que considera importante para defender essa ideia. Reúna argumentos sólidos, objetivos, consistentes e, também, que não esbarrem em aspectos como coletividade ou empatia.
Saiba explanar: ao defender sua ideia, explane os argumentos de forma segura e ao mesmo tempo respeitosa. É necessário saber contra argumentar, caso seja surpreendido por alguma pergunta. Isso mostra que você pensou antes de abordar tal questão, além de evidenciar maturidade profissional.
Apresente uma argumentação sólida: quanto mais exemplos forem apresentados a respeito de um comportamento, maior segurança a pessoa sentirá para adotar um comportamento semelhante. Aqui, também vale demonstrar conhecimento com base em pesquisas, exemplos de cases etc.
Tenha firmeza: porque as pessoas tendem a seguir uma mesma linha de conduta ou raciocínio quando percebem que o comunicador está seguro de suas ideias e daquilo que fala.
Legal, né?
Este artigo apresentou algumas dicas que podem melhorar a sua persuasão, mas, se você almeja investir no aperfeiçoamento das suas habilidades, venha conhecer nossos treinamentos!
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