Aprenda como gerenciar conflitos nas equipes em 5 passos
Você sabia que as técnicas envolvidas no ato de gerenciar conflitos podem contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, onde as diferenças e as ideias contraditórias se complementem e gerem ainda mais resultados?
Recentemente, foi publicado no Terra o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, chamada Gestão de Conflitos Organizacionais, e ela revelou um número impressionante:
“92% dos entrevistados observam que os conflitos estão presentes no dia a dia corporativo.”
Então, se estamos e sempre estaremos cercados por situações onde opiniões, sejam elas relacionadas ao âmbito profissional ou pessoal, irão divergir, por que não utilizá-las a favor do crescimento do negócio?
Isso pode parecer um tanto utópico, mas é possível a partir do momento que os líderes entendem como conduzir suas equipes para manter um bom relacionamento, evitar rumores e conversas paralelas, criar soluções ganha-ganha e aprender como lidar com convergências.
Conheça agora algumas técnicas de gestão de conflitos e descubra a melhor forma de aplicá-las!
- Entender a origem dos conflitos e sua profundidade
Sem sombra de dúvidas, esse é o primeiro e mais importante passo de um plano de gerenciamento de conflitos.
Para resolver possíveis atritos entre os membros de uma equipe, os gestores têm que separar parte de seu dia para sentar e conversar com seus liderados. Compreender os dois lados da moeda é essencial para assimilar de onde a discussão surgiu e, de quebra, desenhar uma solução que possa ser interessante e amigável para todos os envolvidos no processo.
- Comunicar-se com clareza para ser ouvido
Uma comunicação ineficaz com quem está envolvido em uma situação conflituosa pode problematizar ainda mais a situação. Um bom gestor de divergências é assertivo na hora de falar e sabe muito bem como cuidar das expectativas de todos envolvidos.
Investir na negociação ganha-ganha, onde todos saem de alguma forma vitoriosos, é sempre uma boa alternativa para quem precisa mediar um conflito.
“A técnica de negociação “ganha-ganha”, nada mais é, do que um método de solução conflitos que busca maximizar a cooperação.”
(Freitas 2014)
- Incentivar as trocas e a colaboração
A colaboração em equipe é fundamental, porque permite levar o trabalho em frente sem atrito. Profissionais que são engajados e que sabem a importância das trocas em conjunto costumam desenvolver soluções melhores e criar projetos e serviços com qualidade superior.
- Dedique tempo para deixar claro que a colaboração em equipe é fundamental para fazer a empresa atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Incentive os debates saudáveis de ideias, a fim de promover o diálogo e abrir espaço para a discordância que leva aos melhores resultados e ao aprendizado de como lidar com o próximo;
- Seja um disseminador da liberdade da expressão de ideias;
- Promova um ambiente de trabalho onde todos se sintam à vontade para opinar e para pontuar sugestões que resultem em melhorias para o negócio;
- Destaque sempre os bons trabalhos, os resultados e as ideias em grupo para que o time veja o quanto é promissor colaborar e trabalhar em conjunto;
- Estabeleça sempre que for possível metas para serem atingidas em conjunto, pois isso estimula parceria e ainda pode contribuir para o desenvolvimento de skills importantes, como: comunicação, clareza, ouvir o outro e muito mais.
- Estar próximo aos liderados em todos os momentos
Os gestores, de um modo geral, ocupam uma posição importante dentro de uma equipe: ser inspiração. Logo, um ambiente com liderança tóxica tende a criar um ambiente pesado, propício para o nascimento de muitos conflitos.
Seja um líder próximo e faça parte do dia a dia de seu time, assim você garantirá uma direção clara para que todos possam se desenvolver, contribuir de acordo com suas expertises e trabalhar coletivamente para alcançar um objetivo em comum.
- Participar de consultorias para gerenciar conflitos
Administrar divergências e opiniões contraditórias pode resultar em otimização do tempo, em mais produtividade e em melhores resultados coletivos. Por isso, é essencial que os líderes tenham pelo menos uma vez ao longo de sua carreira a oportunidade de participar de uma consultoria em gestão de conflitos.
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