Liderando diferentes perfis. Construindo times de sucesso.

Você conhece o papel de um líder que gerencia uma equipe multigeracional?

 

Liderar equipes multigeracionais tem sido um desafio para muitas empresas, isso porque grupos que possuem pessoas com diferentes idades transformam e desafiam o ambiente de trabalho com suas vivências e modelos de educação distintos.

 

Além de compreender de que forma cada geração pensa e age, um bom líder deve investir seu tempo em outros pontos que podem auxiliá-lo na organização e motivação da equipe.

 

Comunicação assertiva

 

Com uma grande frequência, algumas pessoas confundem a comunicação assertiva com agressividade, isso acontece porque a linguagem verbal adotada pelo interlocutor é realizada de forma clara, objetiva e firme.

 

Líderes que utilizam argumentos com fundamentação e embasamento transmitem confiabilidade e não deixam dúvidas em conversas com sua equipe, fazendo com que as atividades sejam desempenhadas com maior produtividade e objetividade, alcançando resultados maiores do que esperados.

 

Utilizar ferramentas e mídias sociais diversas, como: e-mail, WhatsApp, Instagram e Facebook, quando relacionadas aos grupos geracionais de forma correta, tornam-se uma excelente opção na hora de estabelecer e manter contatos no ambiente profissional.

 

Veja abaixo de que forma estas podem ser organizadas:

 

  • Geração X (nascidos em 1960 a 1979): e-mail;
  • Geração Y (nascidos em 1980 a 1999): WhatsApp;
  • Geração Z (nascidos em 2000 até o momento): Instagram e Facebook.

 

Explore as aptidões

 

Antes de delegar e/ou definir funções para seus colaboradores, um bom líder deve buscar conhecer mais profundamente as aptidões e experiências de cada um deles.

 

Em uma equipe multigeracional, normalmente, as pessoas mais experientes e com mais tempo de vida se encaixam com maior facilidade em atividades que estejam voltadas para o compartilhamento, pois são pacientes e ótimos em ensinar. Gerações mais novas estão mais aptas a executar, aceitam facilmente mudanças e possuem pensamentos mais disruptivos e inovadores.

 

Quando essas características e habilidades se juntam, os resultados podem ser grandiosos. Porém, o líder deve manter sempre a mente aberta para captar as variações de competências e estar pronto para alterar decisões sempre que possível e necessário.

 

Promova o convívio

 

Um líder não precisa trabalhar sozinho ao tentar compreender os conflitos que podem existir entre uma geração e outra, a área de Recursos Humanos da empresa tem como função auxiliar no reconhecimento de talentos, desenvolvimento de planejamentos de carreira e na busca de benefícios que atendam de forma efetiva a todos, sem que existam distinções geracionais.

 

Líderes que investem no convívio dos funcionários trazem para o ambiente organizacional a energia do trabalho em grupo, produtividade no desempenho das tarefas rotineiras, criatividade, visão global, administração do tempo com eficiência, criatividade e, por fim, a criação de times de sucesso.

 

Liderança acessível

 

Independentemente de como são formadas as equipes, no que diz respeito à idade, sabe-se que elas se tornam mais motivadas quando possuem fácil acesso aos seus líderes. Estes se caracterizam por disponibilizarem tempo em suas agendas para se fazerem presentes em reuniões e em conversas informais no corredor do café, para realizar visitas aos ambientes de trabalho de seus funcionários e para conhecer mais sobre o papel de cada colaborar dentro da empresa, bem como seus anseios e suas perspectivas futuras.

 

Um líder acessível preocupa-se em manter os colaboradores sempre a par dos últimos acontecimentos da empresa, assuntos estes que podem estar relacionados à previsão orçamentária, ao resultado financeiro mensal, aos planos de cargos e salários, à criação de novos benefícios, a mudanças de infraestrutura etc.

 

Vale ressaltar que os resultados apresentados por uma equipe possuem grandes chances de estarem relacionados à liderança da área. Sendo assim, sempre que o desempenho de um grupo apresentar falhas, uma autoavaliação realizada pelo líder poderá ser o suficiente para a normalização e o progresso das atividades de uma equipe.

 

Feedback

 

Mais que elogios ou críticas, um feedback bem feito irá proporcionar sempre a oportunidade de crescimento, seja no âmbito profissional e/ou pessoal. Liderar promovendo o convívio entre a equipe é ainda mais importante, pois comentários e opiniões realizados de forma não construtiva desencorajam o trabalho de todo um grupo.

 

Um bom líder é flexível, apoia o desenvolvimento, promove a colaboração e ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, propondo novos desafios ou até mesmo delegando novas funções, para que aqueles pontos que ainda necessitam ser aprimorados no colaborador sejam conquistados de forma efetiva.

 

É importante lembrar que equipes multigeracionais não são somente um desafio para um líder; são também uma oportunidade. Quando os indivíduos participantes são conhecidos a fundo, as competências comportamentais são avaliadas e o gestor se torna capaz de aplicar as mudanças necessárias para que cada geração execute suas atividades da forma mais orgânica e criativa possível.

 

Para quem deseja complementar a formação como líder, não faltam opções de consultorias para realizar. Na Master Self Leadership, por exemplo, o ato de liderar fica mais fácil após um curso completo de Administração de Pessoal. Gostaria de saber mais sobre, clique aqui.