Reflexões sobre gestão de carreira e coaching no ambiente VUCA

O mundo torna-se a cada dia mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. VUCA (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) é a sigla em inglês usada para conceituar resumidamente a realidade da sociedade atual:

  • A volatilidade indica a velocidade e a turbulência das mudanças.
  • Incerteza compreende a imprevisibilidade dos resultados, mesmo diante de ações já conhecidas.
  • Complexidade representa a amplitude das interdependências econômicas e sociais em função da conexão global.
  • E, por fim, a ambiguidade reflete a multiplicidade de alternativas e resultados.

Nesse contexto, as demandas do mercado de trabalho mudam rapidamente e as habilidades que nos trouxeram até aqui não são as mesmas que nos ajudarão a progredir no futuro. Tal cenário dinâmico e complexo tem exigido dos profissionais o desenvolvimento constante de novas competências. As competências podem ser entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem um posicionamento e resultados diferenciados no desempenho das suas atribuições.

A aprendizagem é a palavra-chave para o profissional de alta performance no ambiente VUCA. No entanto, para que um profissional alcance sucesso e reconhecimento em sua carreira, somente formações e títulos já não são suficientes, pois ele tem sido avaliado, na prática, por seus resultados e entregas de valor. E digo mais: o profissional do futuro deverá aprender rapidamente com suas experiências, ser flexível, gostar de mudanças, avançar com novas ideias (inovar!), em outras palavras, ir além do desenvolvimento de habilidades técnicas, mas desenvolver competências comportamentais e sociais.

Assim, uma carreira de sucesso depende de muitos fatores. Em especial, o profissional deve ser o protagonista da sua própria história e um grande desafio é assumir a gestão da sua carreira a qual já não pode mais ser estática ou delegada para as empresas em que estiver atuando. Há quatro elementos críticos para a gestão de carreira e sucesso no contexto VUCA:

  1. Autoconhecimento: requer a ação de “olhar para dentro”, ou seja, realizar autoanálises que possibilitam o reconhecimento de seus pontos fortes e limitações. É de fato, a base para um planejamento e gerenciamento eficazes da mudança e desenvolvimento contínuo de carreira.
  2. Inteligência emocional: pode ser conceituada como a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros e usar essas informações para orientar suas ações e pensamentos (Coleman na obra “Inteligência Emocional”). Tal competência te leva a aprender com os sentimentos e emoções e a ter atitudes mais reflexivas e menos impulsivas no ambiente organizacional.
  3. Networking:  a gestão e o desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso requerem habilidades para conquistar e manter contatos relevantes na sua rede. Diversos estudos comprovam que o networking facilita acesso a recursos e informações diferenciadas, impactando tanto níveis salariais como crescimento na carreira a longo prazo.
  4. Definição de valores e propósito de vida: os quais trazem clareza e direcionam as suas decisões. O profissional deve ter foco para alinhar sua carreira, buscando atividades e oportunidades que geram significado e impacto positivo na sua vida.

Diante dessas exigências, surgem importantes questionamentos que podem te ajudar na gestão da sua carreira: Como você avalia as suas competências para se destacar nesse ambiente de rápidas mudanças?  Quais são as alternativas para que você desenvolva novas habilidades e mantenha sua empregabilidade sempre alta? Suas respostas poderão indicar se o mundo VUCA é uma ameaça ou oportunidade para você.

É exatamente nesse aspecto que o coaching se mostra eficaz e traz ferramentas com potencial para alavancar suas competências e te apoiar em momentos críticos que exijam respostas rápidas e assertivas. O processo de coaching promove mudança de mentalidade e comportamento, além de contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais como pensamento crítico, tomada de decisão, gestão de tempo, liderança estratégica e rápida adaptação a mudanças.

Considerando essa “muvuca” e a nova realidade do mercado de trabalho a qual está em constante construção (e desconstrução!) te convido a refletir sobre seu estado atual e desejado. Como você irá se planejar com mais criatividade, clareza e confiança para que sua carreira não seja refém das circunstâncias ambientais, mas sim o resultado das suas escolhas, planejamentos e ações?

Autoria

Aline Fernanda Messias da Silva

Doutoranda e Mestre em Administração Estratégica/ PUC-PR

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas / FAE-PR

Graduada em Psicologia/ UTP-PR

 

 

Referências

Goleman, D. (2012). Inteligencia emocional. Editorial Kairós.

Stillman, P., Freedman, J., Jorgensen, M., & Stillman, S. (2017). Coaching with Emotional Intelligence: an Experiential Approach to Creating Insight, Connection, and Purpose. Journal of Experiential Psychotherapy20(4), 80.

Wolff, H. G., & Moser, K. (2009). Effects of networking on career success: a longitudinal study. Journal of Applied Psychology94(1), 196.