Como possuir maior Empregabilidade

Em tempos de “crise”, com alto índice de desemprego, é necessário desligar o piloto automático e estar antenado aos movimentos do mercado.

As exigências do mercado estão mudando muito rapidamente. Há pouco tempo se exigia somente competências técnicas, mas agora as empresas estão percebendo a necessidade de desenvolver competências relacionais, emocionais, gestão de tempo, gestão de conflitos etc em seus colaboradores.

A mudança do mercado tem muito haver também com o alto crescimento das tecnologias, que fizeram algumas funções sumirem e ao mesmo tempo geraram novas demandas para as quais a maioria não está preparado.

Certo é que vivemos em um momento maravilhoso e ao mesmo tempo desafiador para a maioria da população brasileira. E se não abrirmos rapidamente os olhos, os indicadores de desemprego ou de pessoas ganhando miseravelmente devem aumentar. Estima-se que em 10 anos, o cenário deve estar profundamente modificado novamente.

Então, sugiro que se atente em algumas ações: mantenha seu currículo atualizado, a criatividades em alta, o networking aquecido, boa capacidade de comunicação, resiliência, Inteligência emocional, trabalho em equipe, cerque-se de boas pessoas e cresçam juntos e jamais se esquecer de gestar bem a própria carreira. Aceitar boas propostas que levarão ao final para o despenhadeiro, nunca foi uma boa opção.

Acompanhe a Coluna Coaching e Carreira e mantenha-se atualizado.