Carta Aberta | O perigo do Coaching Midiático

A Master Self Leadership – empresa de Desenvolvimento Humano e Educação Corporativa – que também atua com atendimento, palestras e formações em Coaching com credenciamento pela LeaderArt International – Companhia Canadense – vem por meio desta manifestar sua posição contrária ao que vem sendo veiculado em uma novela, no horário nobre, em emissora de grande amplitude, sobre o conceito, método e aplicabilidade do Coaching.

A Master Self Leadership destaca que a metodologia de Coaching tem suas raízes na Maiêutica Socrática, criada pelo famoso filósofo Sócrates na Grécia antiga, e que tem como principal objetivo “trazer à luz”, ou seja, Sócrates, que tinha uma mãe parteira, teve um insight ao acompanhar o ofício de sua genitora, e desenvolveu o método, visando auxiliar as pessoas a gerarem o autoconhecimento por meio de perguntas estruturadas, como também terem clareza sobre seus objetivos, propósitos, planejamentos, etc. Nas últimas décadas, os autores Timothy Gallwey, mais conhecido como Tim Gallwey e John Whitmore tornaram o, então atual, Coaching que era usado no mundo esportivo para o universo corporativo, trazendo este método de desenvolvimento humano, que era um ilustre desconhecido, para as luzes das principais universidades do mundo, das empresas de desenvolvimento e formação, artigos e revistas de negócios, performance, etc.

Desta forma, cabe destacar e reiterar a origem do Coaching, como também diferenciá-lo de Mentoring, Counseling, Consultoria e Terapia. O Mentoring acontece quando um profissional Sênior apoia o desenvolvimento de um profissional Júnior por meio de sua experiência tácita, muitas vezes usando storytelling; Counseling é um método de aconselhamento usado por profissionais experientes para aconselhar um profissional com foco em sua carreira; Consultoria é uma metodologia aplicada por consultores com sólida experiência de mercado, habilitados a fazer um diagnóstico da empresa e oferecer alternativas para o seu desenvolvimento; e por fim, o que vem causando muitas polêmicas e até mesmo repercussões midiáticas equivocadas é a ausência de clareza sobre os limites existentes entre os terapeutas (Terapia) que são formados em Psicologia e habilitados para trabalhar com questões bem mais complexas e profundas do ser humano, como por exemplo, traumas, e os Coaches.

Por este motivo, a Master Self Leadership que possui um time de profissionais Coaches e de Psicólogos, vem tornar público seu posicionamento de respeito aos limites das classes envolvidas, reafirmando que os Coaches não podem e não devem atuar como terapeutas, nem devem tratar traumas e congênere, buscando diferenciar-se das demais instituições de Coaching que pensam e agem de forma diferente. Solicita inclusive que seus alunos prezem por tais comportamentos éticos e legais conforme foram instruídos em suas formações. A Master Self Leadership se coloca à disposição de toda a sociedade brasileira para dirimir quaisquer dúvidas que surjam. Obrigado a todos os profissionais que atuam nesta senda e mantém a bandeira do exercício ético hasteada.

Ivan Tadeu Panicio Junior
Diretor da Master Self Leadership
Email: contato@masterselfleadership.com.br