Transição de Líder para Líder Coach

As empresas estão reconhecendo que seu maior capital, é o humano. Capital humano deve ser preservado e cuidado assim como o capital financeiro, com o objetivo de obter maiores resultados e altos retornos;

Mede-se a capacidade de um líder de acordo com o retorno que ele está tendo de sua equipe. O bom líder é aquele que consegue motivar, desenvolver e extrair o melhor de sua equipe.

A posição de líder se alterna em vários papeis, inclusive de Coach – que é aquele que desenvolve e traz à tona o melhor de cada integrante de sua equipe. Infelizmente ainda são poucos os que lideram desta forma.

No entanto, o que se espera hoje em dia no panorama mundial, é a implantação de programas de líderes desenvolvedores de líderes. Isto é essencial para qualquer empresa que queira sobreviver neste território econômico, que muda mais rápido do que em qualquer outra época da história.

Criar uma organização onde o líder tenha hábitos de líder-coach, aquele que gera aprendizado e desenvolvimento, não é uma empreotada fácil e suave, mas, se a sua organização não está gerando outros líderes, qual o futuro que se pode esperar?

Existem das maneiras de gerar essa transição: ou de forma preventiva ou de forma dramática.

A empresa que decidir não atualizar os seus estilos de liderança estará fadada a fazê-lo quando ocorrer alguma crise dramática, o que pode pôr em risco a sua própria saúde e sobrevivência.

A forma preventiva é utilizada pelas empresas vencedoras. São as que instituem novos processo, antecipando o mercado. São aquelas que planejam a sua vida para não cair no plano dos outros.

Para ser competitiva hoje em dia, a organização não pode se dar o luxo de não desenvolver seus líderes, e o líder-coach é o estilo de liderança mais efetivo para que este processo aconteça usando o tempo de forma mais econômico possível.

Esse desenvolvimento não pode ser um processo demorado ou aleatório, pois se deve gerar o máximo de aprendizagem no menor tempo possível, investindo seguramente na abordagem certa no momento certo. E o método de coaching tem este objetivo.

E você, é um líder atualizado e competente para os dias de hoje, ou precisa se reciclar? Lhe convido a conhecer mais sobre esta virada de paradigmas que as grandes empresas do mundo já tiveram e as maiores do Brasil também.