O que é mentoring?

Mentoring é uma parceria em que uma pessoa que tem determinados conhecimentos e experiências utiliza essa bagagem para estimular o desenvolvimento de outras pessoas menos experientes.

Mentoria é uma relação de apoio e suporte, onde uma pessoa mais experiente procura ajudar outra, no desenvolvimento de sua carreira. Esse desenvolvimento pode ocorrer em diversas dimensões: aumentando o domínio sobre uma determinada área de conhecimento, oferecendo suporte emocional para pensar e agir ou socializando a pessoa em um meio em que ela precisa atuar.

Mentoria é uma relação de apoio, de suporte social que, quando bem aplicada, torna-se uma poderosa ferramenta de crescimento individual e organizacional. É a ação de influenciar, aconselhar, ouvir, ajudar a clarificar ideias, fazer escolhas e guiar.

Mentoria também pode estar fundamentada numa amizade entre o mentor e mentorado, mas a intensidade da relação dependerá dos dois. Embora indivíduos com mais idade sejam mais experientes, idade mais avançada não é condição para a existência de um mentor, pois é possível articular vivência à experiência, ressaltando que a principal competência do mentor, é a disposição para compartilhar conhecimento.

A mentoria traz benefícios para o mentor quando este aprende com o relacionamento, expandindo e atualizando seus conhecimentos, e também traz benefícios para o mentorado, que será orientado pelo mentor mais experiente.

O processo de Mentoring, que em português pode ser representado pelo termo mentorar, envolve elevado nível de confiança do mentorado para com o mentor, talvez em nível mais elevado do que nos casos de coaching e de counseling, pois, neste caso, a entrega de sua vida profissional – incluindo os ensinamentos “do que” e, principalmente, de “como” fazer – é mais forte e depende da realidade do mentor.

O Mentoring é uma metodologia que veio para ficar, e cada dia mais, será implantada e aperfeiçoada no universo corporativo.